Bilionário está em submarino que desapareceu durante expedição aos destroços do Titanic

Empresário bilionário do ramo da aviação, o britânico Hamish Harding está no fundo do mar, em local desconhecido, a bordo de um submarino que sumiu durante expedição turística até os destroços do Titanic. A embarcação, pertencente à Oceangate Expeditions, tem capacidade para cinco pessoas. A viagem dura, normalmente, oito dias.

Harding publicou em suas redes sociais, neste domingo (18), que estava orgulhoso em anunciar que faria parte da quinta missão no submersível da Oceangate até o que restou do Titanic, no Atlântico Norte.


Para descer até o local, que fica a uma profundidade de 3,8 mil metros, o veículo leva cerca de oito horas - destas, 2,5 horas apenas para descer e mais 2,5 horas para voltar à superfície.

Janela meteorológica

O bilionário britânico acrescentou em sua postagem que “devido ao pior inverno em Newfoundland [província canadense] dos últimos 40 anos, a missão provavelmente será a única expedição tripulada ao Titanic em 2023”.


“Uma janela meteorológica acaba de se abrir e vamos tentar um mergulho amanhã. Começamos a navegar de St. Johns, Newfoundland, Canadá, ontem e planejamos iniciar as operações de mergulho por volta das 4h de amanhã [segunda-feira]”, explicou o empresário, que é aviador e fundador do Action Group, grupo de investimento fundado em 2002, com sedes em Dubai e no Reino Unido.

“A equipe do submarino tem alguns exploradores lendários, alguns dos quais fizeram mais de 30 mergulhos ao RMS Titanic desde a década de 1980”, acrescentou. Um parente confirmou que Harding estava na expedição.

Buscas

A Guarda Costeira dos Estados Unidos lançou uma operação de busca e salvamento ao submarino, nesta segunda (19). A empresa que opera a viagem cobra mais de R$ 1 milhão (US$ 250 mil) por passageiro interessado em ir à famosa embarcação, que naufragou após colidir contra um iceberg em sua viagem inaugural, em 1912.

“Todo o nosso foco está nos tripulantes do veículo submersível e suas famílias. Estamos profundamente gratos pela extensa assistência que recebemos de várias agências governamentais e empresas de alto-mar em nossos esforços para restabelecer o contato com o submersível”, declarou a Oceangate, reforçando ainda que está “trabalhando para o retorno seguro dos tripulantes”. Com informações da CNN e g1.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

Foto: Reprodução/Instagram.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias