Bembé do Mercado realiza tradição com programação especial esse ano

redacao@aloalobahia.com

Após dois anos sem realizar os festejos presenciais, por conta da pandemia, a manifestação cultural Bembé do Mercado, promovida anualmente em Santo Amaro, no recôncavo baiano, trará este ano uma programação especial para comemorar os seus 133 anos de existência. Dentre as atividades, que acontecerão entre 11 e 15 de maio, estão o Xiré, rodas de conversas, exposição, alvorada, palestras e sessão especial na Câmara dos Vereadores.

A iniciativa tem a coordenação do presidente da Associação Bembé do Mercado e Babalorixá José Raimundo Lima Chaves, conhecido como Pai Pote. A celebração conta com o apoio da Prefeitura Municipal, do Iphan e do Governo do Estado da Bahia, por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), uma vez que o Bembé do Mercado tem registro para salvaguarda do patrimônio nas três instâncias.

Segundo o presidente Pai Pote, este ano, a manifestação terá uma programação bastante diversificada, em conjunto com os Babalorixás, Yalorixás, Egbomes, Ogans, Ekedys e Abiãs. “Estamos felizes de retomar a simbologia de armar o Ilê, o Barracão, pois trata-se de um gesto de afirmação de força e resistência em memória ancestral ao João de Obá e de todos os sacerdotes e sacerdotisas que já o realizaram”, comemorou.

Sobre o Bembé do Mercado

A festa tem sua origem no final do século XIX e se perpetua até os dias de hoje. Conhecida também como Festa de Preto ou Candomblé de Liberdade, surgiu a partir de 1988, quando um grupo de negros se reuniu no dia 13 de maio, na praça pública, para comemorar a abolição da escravatura. O evento é marcado por manifestações religiosas do Candomblé, reunindo o povo dos terreiros do recôncavo baiano em reverência aos orixás.
 
Foto: Laís Lima. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias