11 May 2022
Bembé do Mercado realiza tradição com programação especial esse ano

A iniciativa tem a coordenação do presidente da Associação Bembé do Mercado e Babalorixá José Raimundo Lima Chaves, conhecido como Pai Pote. A celebração conta com o apoio da Prefeitura Municipal, do Iphan e do Governo do Estado da Bahia, por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), uma vez que o Bembé do Mercado tem registro para salvaguarda do patrimônio nas três instâncias.
Segundo o presidente Pai Pote, este ano, a manifestação terá uma programação bastante diversificada, em conjunto com os Babalorixás, Yalorixás, Egbomes, Ogans, Ekedys e Abiãs. “Estamos felizes de retomar a simbologia de armar o Ilê, o Barracão, pois trata-se de um gesto de afirmação de força e resistência em memória ancestral ao João de Obá e de todos os sacerdotes e sacerdotisas que já o realizaram”, comemorou.
Sobre o Bembé do Mercado
A festa tem sua origem no final do século XIX e se perpetua até os dias de hoje. Conhecida também como Festa de Preto ou Candomblé de Liberdade, surgiu a partir de 1988, quando um grupo de negros se reuniu no dia 13 de maio, na praça pública, para comemorar a abolição da escravatura. O evento é marcado por manifestações religiosas do Candomblé, reunindo o povo dos terreiros do recôncavo baiano em reverência aos orixás.
Foto: Laís Lima. Siga o insta @sitealoalobahia.