Bela Vista recebe a exposição “Reciclos”, com curadoria do ativista ambiental e grafiteiro Mundano

redacao@aloalobahia.com

Pássaros e ninho com fios elétricos do artista e bioconstrutor na Mata Atlântica André Inea (Foto: Divulgação)


Salvador é o próximo destino da exposição interativa e itinerante “Reciclos – Criando Novas Perspectivas”, que faz temporada gratuita de 6 a 28 de maio no Shopping Bela Vista, prometendo atrair muitos olhares curiosos e sensíveis ao tema da sustentabilidade. 

Com acervo e espaços interativos produzidos a partir de resíduos recicláveis, a mostra tem idealização e realização da Rede Educare, curadoria do ativista ambiental e grafiteiro Mundano e patrocínio da Novelis e Ball Corporation via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução. 

Essa é a segunda edição da Expo Reciclos, e também sua segunda vez na capital baiana. No projeto atual, ela não apenas cresceu em número de artistas e obras de arte, como ampliou sua proposta educativa, convidando o público a participar e interagir com espaços, peças, jogos e oficinas que promovem o acesso a informações e curiosidades sobre o descarte responsável de resíduos e a importância da reciclagem. A temporada coincide com o mês em que se comemora o Dia Mundial da Reciclagem pela ONU: 17 de maio.

Ao todo, são nove obras de arte produzidas com latas de alumínio, fios elétricos, isopor, plástico, papelão, vidro, madeira, ferro e outros metais, promovendo uma reflexão sobre consumo, reciclagem e sustentabilidade – mensagens importantes e difundidas pelas empresas patrocinadoras que têm papel essencial na cadeia de alumínio no Brasil e no mundo. Uma galeria de fotos também promete atrair a atenção dos visitantes, com 15 imagens de catadores brasileiros oriundas do livro “Recicladores de Sonhos”, realização da Rede Educare com patrocínio da Novelis, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução. 

Quem visitar a “Reciclos” pode não imaginar o desafio que cada criação representou para os artistas que as assinam. “Foi uma felicidade poder desafiar cada um deles, e o que juntos buscamos é que o público crie novos olhares sobre o resíduo e novas perspectivas do uso desses materiais, que são incríveis e que, às vezes, ocupam apenas alguns minutos do nosso dia, sendo descartados em seguida, podendo vir a ficar muitos e até milhares de anos no meio ambiente”, comenta o curador da exposição, Mundano, que também é fundador da ONG Pimp My Carroça e do aplicativo Cataki.


Mundano destaca que a exposição foi pensada para todas as idades, “mas certamente são as crianças e adolescentes que vão aproveitar mais, até porque são elas que estão aí brigando por um futuro melhor”.

Para incrementar a experiência de visitantes com deficiência visual, tanto a galeria quanto a exposição de obras contam com recursos em braile e audiodescrição com conteúdo extra, acessado via QR Code.

“Quando idealizamos a ‘Expo Reciclos’ em 2016, já tínhamos consciência da urgência do tema, e, reconhecendo a arte como uma ferramenta poderosa de conexão e reflexão, chegamos ao conceito da exposição. O cenário de descarte inadequado continua sendo um desafio e nós, como resposta, trabalhamos para ampliar o alcance da mostra, trazendo mais recursos de interação e conscientização. A ideia é promover um grande questionamento sobre a herança que estamos deixando para o planeta e para as futuras gerações”, comenta Kátia Rocha, diretora da Rede Educare.

“A ‘Reciclos’ é um chamado para que o público se conscientize sobre a reciclagem e a importância da atitude de cada um nesse processo. Por meio da arte, conseguimos chamar a atenção para a causa e esperamos criar um senso coletivo de urgência em prol do planeta. A reciclagem está no centro da estratégia de negócios da Novelis, e faz parte do nosso propósito contribuir com a promoção deste tema na sociedade e com a construção de um mundo cada vez mais sustentável”, destaca Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis.

“A sustentabilidade é vista como muito mais do que um tema importante para nós da Ball, estando enraizada em todos os aspectos do nosso negócio. O Brasil é uma das referências mundiais em reciclagem deste material, com taxa de quase 99%, e abriga artistas tão talentosos e capazes de fazer com que as pessoas encarem temas como economia circular de uma maneira extraordinária. Como líderes em embalagens sustentáveis de alumínio e entendendo a arte como ferramenta poderosa para levar mensagens acerca de um consumo mais consciente e a necessidade de sermos cuidadosos com o meio ambiente e responsáveis por ele, temos muito orgulho de fazer parte da Reciclos”, comenta Mariana Lima, supervisora de Comunicação da Ball para América do Sul.

Assinam as obras os artistas de ativismo ambiental Odé Frasão, Rodrigo Machado, Iskor, André Inea, Kelly Reis, Everaldo Costa (Ever), Bruna Serifa, Luna Bastos e Subtu. A segunda edição da Reciclos teve sua estreia em São Paulo em setembro de 2022 e seguiu para temporadas em São José dos Campos e Pindamonhangaba. Depois de Salvador, a mostra faz sua última parada em Recife.

Serviço
O quê: Exposição interativa ‘Reciclos - Criando Novas Perspectivas’
Onde: Shopping Bela Vista - Horto Bela Vista, Salvador. Asa Norte (em frente a Caixa Econômica)
Quando: 06 a 28 de maio. Segunda a sábado, das 12h às 22h. Domingo, das 13h às 21h.
Quanto: Entrada gratuita


Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

Fotos: Divulgação.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias