Salvador ganhará Centro Cultural do Banco do Brasil; saiba onde será

Matheus Simoni é jornalista, repórter e escreve para o Alô Alô Bahia | @teusimoni

O Banco do Brasil e o Governo do Estado assinam nesta semana um protocolo de intenção para a criação do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Salvador. A assinatura será na próxima sexta-feira (22) e foi comunicada aos funcionários através de um comunicado interno nesta quinta-feira (14), obtido pelo Alô Alô Bahia.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

A intenção é que o novo CCBB Salvador – Bahia seja instalado no Palácio da Aclamação, localizado no bairro do Campo Grande, que receberá reforma de ampliação e modernização.
 
JWOwQku.md.jpg
Para a escolha da cidade a sediar o seu quinto Centro Cultural, o BB estabeleceu parâmetros objetivos. Entre as capitais avaliadas, Salvador foi a que obteve maior nota final na análise de critérios como população do estado, população da capital, cidades criativas, cidades inteligentes e arrecadação federal da capital do estado com turismo.  

De acordo com o comunicado, a escolha está alinhada à essência do propósito do CCBB, que é ampliar a conexão dos brasileiros com a cultura, em suas diferentes formas, dialogando com duas importantes premissas de nosso eixo curatorial: identidades, que busca tratar da redescoberta de nossas origens, suas narrativas e símbolos, do resgate da ancestralidade, desafios de inclusão, entre outros; e Pluralidade Cultural, que preza, entre outras coisas, por considerar a diversidade étnico-racial e a riqueza de manifestações regionais brasileiras.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Primeira capital do Brasil, entre 1549 e 1763, Salvador é uma das cidades mais antigas do continente americano e considerada a mais negra fora do continente africano. Foi integrada à Rede de Cidades Criativas, da Unesco, e chegou a receber o título de “Cidade da Música”. 

“Vivemos um cenário em que o setor criativo é um importante formador de inovação econômica e social, com grande potencial para a geração de empregos e de fomento à economia”, afirma a presidenta do banco, Tarciana Medeiros.
 
JWOjcNf.md.png
Ponto turístico e relação com a cultura

Para Tarciana Medeiros, os Centros Culturais do BB sempre figuram nas listas de aparelhos culturais mais visitados do mundo. A presidenta avalia também que o CCBB Salvador reforça o compromisso do BB com a cultura: “Com a abertura de Salvador, o Banco do Brasil reafirma sua confiança na cultura como instrumento de transformação social, sempre tornando os CCBBs instrumentos que contribuem para divulgar manifestações artísticas dos mais diversos matizes culturais espalhadas pelo país”.

Os Centro Culturais são considerados importantes instrumentos de rejuvenescimento constante da marca Banco do Brasil e de sua base de clientes, por sua estreita conexão com o público jovem e pela formação permanente de plateias. São espaços que materializam a diretrizes culturais do BB, de oferecer espaço a artistas e manifestações culturais que merecem maior representatividade no cenário nacional. Isso tudo sem deixar de apoiar grandes personalidades da cultura do país.
 
JWOjsDv.md.png
Funcionário assina projeto arquitetônico

O arquiteto Ulisses Papa, gerente de setor da Disec/Cesup Infra Rede Norte, foi um dos funcionários do Banco do Brasil a participar das visitas técnicas, para averiguar os possíveis espaços. Ele conta que o Palácio da Aclamação foi selecionado, porém, após um estudo de zoneamento, foi confirmada a necessidade de construir um anexo para atender à programação e necessidades de um CCBB. 

Foi aí que Papa elaborou, por iniciativa própria, um projeto, sugerindo alguns artifícios arquitetônicos. De acordo com o BB, como grande admirador da arquitetura moderna, o funcionário se inspirou em um movimento chamado 'Regionalismo Crítico', que preza por soluções bastante cuidadosas com o ambiente local, com atenção ao terreno, aos materiais utilizados, às vistas possíveis e ao legado urbano e histórico. 
 
Para sua surpresa, Papa foi convidado a apresentar o projeto para o Conselho Diretor do BB, que aprovou a concepção. Em seguida, o projeto recebeu não só o aval técnico do Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), como elogios pelo respeito à estrutura histórica, com mínima intervenção, e pela proposta de uma "transição delicada” do antigo para o novo. Papa explica que, no projeto, as “partes antiga e nova serão ligadas por uma pequena estrutura, como se fosse uma ponte. Como uma mão cumprimentando a outra".

Por conta das intervenções arquitetônicas, a expectativa é que a abertura do novo CCBB ocorra em alguns anos. Veja como ficou o projeto:
 
JWO8dbe.md.png
JWO8agp.md.png
JWO8gLb.md.png
Antigo e novo se cumprimentam

JWOwKs2.md.png
No centro histórico da capital baiana, o Palácio da Aclamação foi antiga residência oficial dos governadores. Com deslumbrante arquitetura e fachada em estilo neoclássico, o prédio construído no final do século XIX abriga peças de mobiliário, porcelanas, cristais, bronzes, tapetes persas e franceses, pinturas e esculturas, com destaque para os trabalhos artísticos, além das espaçosas varandas com vista para a Baía de Todos os Santos. 

BB e o apoio à cultura

O acordo é o primeiro passo para a instalação do quinto aparelho cultural do Banco do Brasil, que possui unidades no Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. O primeiro espaço foi fundado em 1989, na capital carioca.
 
JWOwj1I.md.png
* Fotos: Mateus Pereira/GOVBA // Divulgação // Angeluci Figueiredo/Arquivo Correio

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias