Banco de Olhos da Bahia completa 17 anos de história

redacao@aloalobahia.com

O Banco de Olhos da Bahia, localizado no Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador, completa 17 anos nesta sexta-feira (5). Único no Estado, o banco tem a função de receber as doações de córneas vindas de toda a Bahia, provenientes de instituições de saúde públicas e privadas, além de realizar todos os procedimentos necessários de preservação e armazenamento do tecido até a sua distribuição. Atualmente, 1234 pessoas aguardam na fila de espera por uma córnea. Por outro lado, a taxa da negativa familiar é superior a 70%.

A fila de espera cresceu muito no período da pandemia, mesmo depois de uma campanha premiada do Banco de Olhos, realizada entre 2017 e 2019. A iniciativa contribuiu para a reduçãod o número de inscritos de 1300 para 496, além de reduzir o tempo de espera de dois anos para cinco meses.

Marli Souza Nascimento, coordenadora do Banco de Olhos da Bahia, explica que no período pandêmico, o número de cirurgias foi reduzido, sendo realizadas aquelas de urgência, além da captação de córnea ser possível apenas em pacientes com morte encefálica, ficando proibidas, pelo Ministério da Saúde, as captações com o coração parado, por conta dos protocolos da Covid-19.

O próximo passo do Hospital Geral Roberto Santos é implantar o serviço de transplante de córneas na unidade, com perspectiva de funcionamento ainda este ano, para que a unidade faça o ciclo completo, desde a captação até o transplante.


Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

Foto: Leonardo Rattes/GOVBA.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias