24 Aug 2023
Baleia jubarte é vista com filhote na praia de Itapuã, em Salvador; confira vídeo
Uma baleia jubarte foi flagrada com seu filhote passando uma tarde no mar de Itapuã, em Salvador, nesta quinta-feira (24). Nas imagens foram feitas com drone e capturadas Guilherme Ataíde, morador do bairro, que, ao lado do Rio Vermelho e da Barra, é um dos que mais registram a presença do animal marinho, de acordo com o Projeto Baleia Jubarte.
Nos vídeos obtidos pelo Alô Alô Bahia é possível observar que a mãe ergue o filhote, o apoiando na cabeça para levá-lo à superfície da água. Procurado pelo Alô Alô Bahia, Gustavo Rodamilans, coordenador do Projeto Baleia Jubarte, explica que se trata de um animal recém-nascido e, por isso, recebe o apoio para conseguir saltar, nadar e respirar.
“É um comportamento bem característico da mãe deixar o filhote sempre na frente dela. Pode perceber que ela levanta o recém-nascido com a cabeça para que possa aprender a respirar e dar as primeiras nadadas”, explica o especialista da instituição criada em 1988 visando estudar e proteger a população remanescente do animal marinho no Brasil.
A cena é comum neste período, conta Gustavo Rodamilans. É que nesta época existe um pico de nascimento de baleias jubarte em Salvador, chamada por especialistas de FeFi, que é a observação da fêmea com filhote.
As baleias jubarte procuram o litoral brasileiro neste período para procurar águas quentes e protegidas para o nascimento dos filhotes. O animal pode atingir até 16 metros de comprimento, pesar até cerca de 30 toneladas.
Esses animais marinhos são facilmente identificáveis pela coloração quase negra de todo o corpo, pela nadadeira dorsal típica da espécie, pelas grandes nadadeiras peitorais - que podem chegar a ter 1/3 do seu comprimento -, e pela cauda cuja face inferior possui padrões de coloração em branco e preto, que são únicos para cada indivíduo, permitindo sua identificação individual.
A recomendação é não se aproximar das baleias a menos de 100 metros – inclusive previsto na legislação brasileira, que proíbe o mergulho junto a esses animais.
“As jubartes são dóceis, porém demandam um cuidado ao estar perto. Mesmo assim, é seguro o turismo de observação de baleias da forma que é regulamentada no Brasil. A recomendação é que as pessoas procurem empresas de turismo parceiras do Projeto Baleia Jubarte, pois as mesmas passaram por treinamento e capacitação para o desenvolvimento da atividade”, ressaltou Gustavo Rodamilans ao Alô Alô Bahia.
Imagens: Guilherme Ataíde
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.