Balé do TCA encerra 2020 com atividades especiais; veja programação

Professora Anna Paula Drehmer

O ano de 2020 foi desafiador e o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) reagiu às circunstâncias para manter ativos os seus compromissos de criação, difusão, formação e qualificação no campo da dança. Nos últimos nove meses, a internet tornou-se palco para exibição de grande volume de criações inéditas e de repertório, bate-papos, intercâmbios, aulas abertas e muita interação com públicos diversos. Em dezembro, a companhia oficial de dança da Bahia encerra suas atividades anuais oferecendo atividades especiais: as vivências virtuais “Do mundo das divindades às danças afro-brasileiras” e oficinas de balé clássico. As informações são da Ascom/TCA.

Nas vivências virtuais, o bailarino Gilmar Sampaio convida o público a um passeio pelo mundo das divindades do candomblé, diretamente do terreiro Casa do Mensageiro. Tendo os quatro elementos da natureza – terra, fogo, água e ar – como referência, o professor fará, através da dança, a ligação de cada divindade com o seu “mundo sagrado”, passando pelas danças especificas, cânticos, culinária, além dos itãs (lendas) que contam a história de vida dos principais Orixás. A primeira edição, “Terra e Fogo”, acontece nos dias 3 e 4 de dezembro. A segunda, “Água e Ar”, será nos dias 17 e 18. As atividades se iniciam sempre às 10h, em salas virtuais na ferramenta Zoom Meeting. Cada turma terá 20 vagas e é necessário garantir lugar, na véspera de início, através de link disposto nas redes sociais do BTCA. 

Já as oficinas de balé clássico serão realizadas em três edições com duração de três dias cada, com os professores Anna Paula Drehmer e Leonard Henrique, acompanhados das bailarinas Adriana Bamberg e Solange Lucatelli. Os encontros vão ocorrer de segunda a quarta-feira, sempre a partir das 19h30, com aulas também realizadas no Zoom Meeting. Cada turma terá 30 vagas: a primeira ocorre de 7 a 9 de dezembro; a segunda, de 14 a 16; e a terceira e última, de 21 a 23. As inscrições igualmente deverão ser feitas previamente em link disposto nas redes sociais do BTCA. 

BTCA
Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) tem direção artística de Wanderley Meira e é um corpo artístico estável do Teatro Castro Alves (TCA), vinculado à Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA). Conta no seu repertório com mais de 90 montagens de importantes coreógrafos. Em sua história recente, destacam-se “Lub Dub” (2017), “Urbis in Motus” (2017), “Tamanho Único” (2018), “CHAMA: Coreografia para artistas incendiárixs” (2018) e “A História do Soldado” (2019), esta em parceria com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). 

Balé Teatro Castro Alves (BTCA) apresenta: 

VIVÊNCIAS VIRTUAIS: DO MUNDO DAS DIVINDADES ÀS DANÇAS AFROBRASILEIRAS 

Professor: Gilmar Sampaio 

Onde: Exibição em salas virtuais na ferramenta Zoom Meeting 

20 vagas por edição 

Necessária inscrição prévia 

Edição 1 – “Terra e Fogo”: 3 e 4 de dezembro (quinta e sexta-feira), 10h 

Inscrições: 2 de dezembro, 10h às 19h, em link nas redes sociais do BTCA  

Edição 2 – “Água e Ar”: 17 e 18 de dezembro (quinta e sexta-feira), 10h 

Inscrições: 16 de dezembro, 10h às 19h, em link nas redes sociais do BTCA  

OFICINAS DE BALÉ CLÁSSICO 

Professores: Anna Paula Drehmer e Leonard Henrique 

Bailarinas convidadas: Adriana Bamberg e Solange Lucatelli 

Onde: Exibição em salas virtuais na ferramenta Zoom Meeting 

30 vagas por edição 

Necessária inscrição prévia 

Edição 1: 7, 8 e 9 de dezembro (segunda a quarta-feira), 19h30 

Inscrições: das 10h do dia 5 às 20h do dia 6 de dezembro, em link nas redes sociais do BTCA  

Edição 2: 14, 15 e 16 de dezembro (segunda a quarta-feira), 19h30 

Inscrições: das 10h do dia 10 às 20h do dia 11 de dezembro, em link nas redes sociais do BTCA  

Edição 3: 21, 22 e 23 de dezembro (segunda a quarta-feira), 19h30 

Inscrições: das 10h do dia 17 às 20h do dia 18 de dezembro, em link nas redes sociais do BTCA.

Foto: divulgação. Siga o insta do @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES