Baiano integra comissão que escolherá representante do Brasil na corrida do Oscar 2023

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

A Academia Brasileira de Cinema anunciou os membros da comissão que escolherá o filme nacional que tentará uma indicação como Melhor Longa Internacional no Oscar 2023, que acontecerá em 12 de março.
 
A comissão conta com 25 profissionais do mercado audiovisual nacional, dentre cineastas, atores, produtores e críticos, incluindo o diretor baiano Aly Muritiba. Seu filme "Deserto Particular" foi o indicado do Brasil ao Oscar deste ano, mas não chegou a concorrer oficialmente. O ganhador foi o japonês "Drive My Car", do diretor Ryusuke Hamaguchi.

Ao lado de Aly, que é natural de Mairi, cidade próxima a Itaberaba, integram a comissão os atores Marcelo Serrado, Patricia Pillar e Maria Ceiça e os diretores Petra Costa, André Pellenz, Zelito Viana, Cibele Amaral, David França Mendes, Eduardo Ades, Jeferson De, João Daniel Tikhomiroff, Cavi Borges, Hsu Chein e Talize Sayegh.
 
Os produtores Guilherme Fiuza, Ariadne Mazzetti, Barbara Cariry e Irina Neves; o executivo Marcio Fraccaroli, o curador João Federici, o crítico José Geraldo Couto, a documentarista Juliana Sakae, o pesquisador Waldemar Dalenogare Neto e a produtora de eventos Renata Almeida também estão na Comissão de Seleção, que deve escolher o candidato no dia 9 de setembro.
 
A data final para inscrição nas categorias do Oscar é 15 de novembro. Um mês depois, em 21 de dezembro, será anunciada uma lista prévia dos finalistas. O anúncio definitivo dos indicados acontecerá só no dia 24 de janeiro de 2023.
 
Foto: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias