Baiano Hugo Canuto é finalista do Jabuti 2020 com o livro Conto dos Orixás

O artista baiano Hugo Canuto acaba de ser anunciado como finalista do prêmio Jabuti 2020, o maior prêmio da literatura brasileira. Ele concorre na categoria HQ com o livro Conto dos Orixás. Na mesma premiação, concorrem nomes como Chico Buarque, Nélida Piñon e Martinho da Vila.

"Ainda emocionado e buscando palavras, sem acreditar que nosso primeiro trabalho, feito de maneira independente e no Nordeste, produzido com muita luta e tornado real pelo apoio do público, agora concorre ao lado de grandes artistas e amigos que admiro. Ganhando ou não, o importante é que conseguimos promover e dar visibilidade, através da arte, aos Orixás e o universo vasto e ancestral das raízes africanas, ao adaptarmos as narrativas de heroísmo e sabedoria para a linguagem das HQs, expressão artística de imenso potencial e na qual, felizmente, cada vez mais outras vozes chegam para somar através do encontro entre texto e imagem", disse Hugo.
 
conto-dos-orixas
O artista dedicou a indicação "a Bahia e seu povo, minha inspiração, aos terreiros e suas lideranças". "Pais e Mães, guardiões das tradições, aos homens e mulheres de Axé, que com a luta cotidiana contra o preconceito e o atraso, são os verdadeiros heróis!", destacou.

Hugo também agradeceu a sua família, aos amigos do terreiro do Gantois, ao professor Adelson de Brito e ao público, dentre eles os quase 3.000 apoiadores nas três campanhas do Catarse para produção, publicação e reedição da HQ.

Fotos: Divulgação. Siga o Insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias