Baianas de acarajé tentam renovar título de patrimônio cultural

redacao@aloalobahia.com

Consideradas Patrimônio Cultural do Brasil desde 2005, as Baianas de Acarajé articulam renovação do título. O processo se dá em meio às alterações no perfil destas profissionais. “Quando o título venceu em 2015 e ninguém falava em renovar nós começamos a ficar preocupadas, porque estava havendo muita descaracterização da baiana, não só em Salvador, mas em todo o estado. Em outros estados, como Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará, as baianas seguem as regras, nosso problema está exatamente aqui, no nosso estado”, ressalta a presidente da Associação Baianas de Acarajé, Rita Santos.

Recentemente, um relatório favorável à renovação do título foi enviado para Brasília, onde o Conselho Consultivo do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico vai decidir sobre a revalidação. O superintendente do Iphan Bruno Tavares destaca que a situação estará em pauta para ser regularizada em breve. ”Provavelmente, na próxima reunião do conselho consultivo o processo de revalidação das baianas estará em pauta”.

Além da renovação, as baianas ainda solicitam o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A Abam enviou um ofício para o Iphan de Brasília em julho deste ano, completou os documentos em agosto e aguarda a resposta.



Foto: Reprodução. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias