16 Apr 2023
Baiana está entre 12 chefs retratados por importante crítica gastronômica em livro; vem saber

Isis comanda, na Cidade Maravilhosa, o Sabores da Gabriela, no Jardim Botânico, onde faz a alegria dos nativos, dos baianos saudosos e demais turistas com sabores autênticos de sua terra natal.
"O interessante é que a Isis aprendeu a cozinhar depois que saiu da Bahia, porque ela recepcionava muitos executivos e suas famílias nos países onde morou", conta a autora sobre a baiana, que foi criada em Salvador e chegou ao Rio no final dos anos 1980, quando abriu, em 1989, o Siri Mole & Cia., em Copacabana.
A chef, casada com o diretor de uma construtora, morou por temporadas no Peru e na África do Sul, onde passou a oferecer encontros para apresentar as cores e sabores da gastronomaia baiana.
O livro
"Mais do que pensar em restaurantes e em comida, minha intenção foi homenagear as histórias dessas pessoas que descobriram talento para a gastronomia das mais diferentes formas", conta Luciana (na foto acima) ao jornal "O Globo".
Além de Isis, o livro traz um pouco da intimidade dos chefs Vera Saboya, do Ateliê Culinário; Marcelo Barcellos, do Barsa; Paula Prandini, do Empório Jardim; Keka Mendes de Almeida, que agora tem um restaurante-barco e foi a idealizadora do suco verde e a primeira sushiwoman do Brasil; Fred Barroso, do Le Vin; Pedro Coronha, ex-Maska; Adriano Amarante, do João Padeiro; Ricardo Lapeyre, do Sali e do Escama; Toninho, do Momo; Dandara Batista, do Afro Gourmet; e João Diamante, jurado do "Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Sua", reality culinário da Globo.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.
Foto: Emily Almeida / Agência O Globo e Reprodução/Redes Sociais.