Bahia teve mais procura por voos do que assentos disponíveis durante o Carnaval 2024

É jornalista e escreve para o Alô Alô Bahia. Instagram: @hilzacordeiro. Quer sugerir uma pauta? hilza.cordeiro@aloalobahia.com

Um estudo mostrou que, em fevereiro deste ano, a relação entre a demanda por voos e o número de assentos disponíveis ficou descompensada na Bahia. Enquanto São Paulo teve equilíbrio, com 33% de procura por voos para o estado e 34% de capacidade, o mesmo não aconteceu com a Bahia, que teve alta de procura de 17%, mas com capacidade de oferta de assentos de apenas 6%, segundo a ForwardKeys, empresa de gestão de bancos de dados. 

Na avaliação do estudo, divulgado também pelo Ministério do Turismo, a Bahia desperta enorme interesse, mas enfrenta restrições de capacidade. E o fenômeno pode ter acontecido devido ao aumento das viagens domésticas para Salvador, indicando a necessidade de capacidade aérea em ofertar voos adicionais neste período. 

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Quando comparado ao mesmo período de 2023, houve um crescimento significativo, com as buscas de voos quase dobrando no caso de Salvador (+93%) e Recife (+90%).

"Atender adequadamente a procura de viagens é crucial para os que procuram maximizar o sucesso dos seus destinos – e negociar com as companhias aéreas o fornecimento de capacidade adicional para rotas com procura requer uma compreensão detalhada não só do tráfego atual de visitantes, mas de como a procura se desenvolverá no futuro. Uma métrica importante a ser observada neste contexto é a intenção de viagem", destrincha a empresa.
 
JWk4BNp.md.png
Nordeste no topo das buscas no 1º trimestre

A mesma pesquisa da ForwardKeys revelou, ainda, que a região Nordeste esteve no topo das buscas no primeiro trimestre de 2024, empatado com a região Sul. As duas regiões foram responsáveis por impulsionar o turismo no Brasil, com as maiores altas, de 19% na procura cada. 

O estudo ressalta que o crescimento do Nordeste reforça a importância dos destinos costeiros de “sol e praia” para o mercado turístico nacional, bem como o impacto da época do Carnaval, com a região a acolher uma das maiores festas de rua do mundo em Salvador neste período.

Em segundo lugar vem a região Sudeste, dona de grandes centros metropolitanos como Rio de Janeiro e São Paulo, responsáveis por grande procura pelos turismos de lazer e de negócios. A região Centro-Oeste registrou aumento de 14% e o menor crescimento ficou com a região Norte, com 10%.

Foto: Divulgação
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias