Bahia terá 'lockdown' neste final de semana para conter avanço da covid-19; entenda

O governador Rui Costa (PT) e o prefeito Bruno Reis (Democratas) anunciaram nesta quinta-feira, em coletiva de imprensa, um 'lockdown' em Salvador e em 90% dos municípios da Bahia ao longo deste final de semana. A medida vale das 17h desta sexta-feira (26) até às 5h da próxima segunda-feira (1°). 

Nesta semana, boa parte das cidades do estado já está sob toque de recolher, das 20h às 5h. Contudo, a curva de contágio segue crescendo e pressionando o sitema de saúde, que já tem taxas de ocupação de leitos alta, chegando a 100%. A expectativa deles é que, com a medida, haja uma redução no contágio.

"Só poderão funcionar atividades relacionadas à saúde e alimentação das pessoas. Todas as outras estarão inclusas nesse fechamento. Com isso queremos ganhar dois dias de fechamento completo", disse o governador Rui Costa.

Bruno Reis afirmou que a demanda nas UPAs é maior hoje do que a registrada no pico da pandemia na primeira onda. Ele ressaltou que conversou nesta quarta-feira (24) com diversos prefeitos e também com representantes da classe empresarial, que apoiam as medidas.

"A situação é muito próxima ao colapso dos leitos de UTI na Bahia, inclusive de leitos privados", disse Rui. "Vamos estender a suspensão das cirurgias não essenciais também para os leitos privados. Não faz sentido os hospitais estarem programando cirurgias não essenciais nesse momento. Eles têm que disponibilizar mais leitos. Estamos recebendo muitos pacientes com plano de saúde", acrescentou Rui.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Foto: Kiko Silva. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias