Bahia tem mais estabelecimentos religiosos do que unidades de saúde e escolas juntas, aponta IBGE

Matheus Simoni é jornalista, repórter e escreve para o Alô Alô Bahia | @teusimoni

Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado nesta sexta-feira (2) aponta que, na Bahia, assim como no Brasil, o total de estabelecimentos religiosos era maior do que a soma dos totais dos estabelecimentos de ensino e saúde. A pesquisa tem como base dados do Censo Demográfico 2022, finalizado no ano passado. 

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Em todo o estado, são 18,5% mais locais religiosos, como igrejas e terreiros, do que de ensino ou saúde, como escolas, creches, postos de saúde e hospitais, por exemplo. Os dados apontam que a Bahia é o quarto estado com maior número de estabelecimentos deste tipo cadastrados através do Censo Demográfico 2022, com 52.939 áreas, ficando atrás apenas de São Paulo (83.938), Minas Gerais (59.281) e Rio de Janeiro (55.222). Clique na imagem abaixo para ver a tabela completa:
JlrMPVt.md.png

Segundo as coordenadas do Censo 2022, 6 em cada 10 municípios baianos (59,7% ou 249 de 417), incluindo Salvador, tinham mais estabelecimentos religiosos do que a soma dos estabelecimentos de ensino e saúde. Na capital baiana, havia 6.032 estabelecimentos religiosos (2,5 para cada 1.000 pessoas), o dobro do número de estabelecimentos de ensino (3.018). Mesmo assim, o município era a capital brasileira com o maior número de estabelecimentos de ensino por habitante: 1,3 para cada 1.000 pessoas.

Os mapas de calor a seguir mostram como estavam distribuídos os estabelecimentos religiosos, de ensino e de saúde, em Salvador, em 2022. Confira:
Jlr70FV.md.pngJlraw2p.md.pngJlrcvSV.md.png
* Foto: Manu Dias/GOVBA.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias