Bahia segue como estado com maior proporção de pessoas pretas no Brasil, segundo Censo

redacao@aloalobahia.com

Segundo novas informações do Censo de 2022, divulgadas nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia segue como o estado do Brasil com maior proporção de pessoas pretas. No estudo feito em 2010, a Bahia já aparecia como o estado mais negro do país. Não à toa, o estado foi escolhido recentemente para grandes ações de alcance internacional, como o Festival Liberatum e, nesta quinta (21), a pré-estreia do filme da último turnê de Beyoncé, com a presença da própria cantora.

Os baianos estão ainda entre os que mais se declaram pretos, perdendo apenas para São Paulo. No último ano, a porcentagem das pessoas que se autodeclaram assim aumentou de 17,1% para 22,4%. 

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Com isso, em 2022, a Bahia passou ter 9 municípios entre os 10 em que as pessoas pretas são predominantes. O ranking considera a população total das cidades, por isso, Salvador não aparece na lista, já que é a capital com maior proporção de pessoas pretas.

Os baianos só perdem para Serrano do Maranhão, onde 58,8% das pessoas se consideram negras.

Confira o ranking:

1º lugar: Serrano do Maranhão (MA) – 58,8%
2º lugar: Antônio Cardoso (BA) – 55,1%
3º lugar: Ouriçangas (BA) – 52,8%
4º lugar: Cachoeira (BA) – 51,8%
5º lugar: Santo Amaro (BA) – 50,9%
6º lugar: Conceição de Feira (BA) – 50,3%
7º lugar: São Francisco do Conde (BA) – 49,9%
8º lugar: Pedrão (BA) – 49,7%
9º lugar: Salinas da Margarida (BA) – 47,1%
10º lugar: São Gonçalo dos Campos (BA) – 47%

A maior parte da população baiana (57,3%) se autodeclarou parda em 2022. Dos 417 municípios baianos, 407 tem predominância parda. Os maiores índices foram registrados em Pedro Alexandre (87,3%), Mansidão (83,1%) e Ibiquera (77,2%).

Apenas dois municípios baianos têm predominância branca, Dom Basílio (50,9%), no sudoeste da Bahia, e Ipupira (49,2%), no oeste do estado.

* Por José Mion, com informações do g1. Foto: Heitor Salatiel.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias