Bahia possui quase 50 espaços de coworking, mas não está no Top 10, mostra pesquisa

redacao@aloalobahia.com

Atualmente, a Bahia tem 48 espaços colaborativos de trabalho, os chamados coworkings. Os dados são do Censo Coworking 2023, da Woba, e mostram que a existência destes tipos de ambientes permanece concentrada no Sudeste. O estado baiano sequer chega a figurar no Top 10, embora seja o quarto mais populoso do país. Quase 60% fica no Sudeste, sendo 30% só em São Paulo.

A pesquisa mostra ainda, na visão nacional, que o número de aberturas de coworkings aumentou 63% entre 2019 e 2023, totalizando mais de 2,4 mil espaços no Brasil. O último estudo desse mercado realizado no Brasil foi em 2019, o que permite uma avaliação de cenário pré e pós-pandêmico. Ao todo, o país tem 2.243 coworkings e 52% foram fundados após 2019.

Com relação aos custos e faturamento, os dados sugerem que os coworkings estão se mantendo financeiramente viáveis, mesmo quando o faturamento é modesto, segundo a Woba. A partir de todos os dados analisados e considerando que há variações, a média de lucro anual é de R$ 115 mil em 2022. O custo anual médio da operação é de R$ 191 mil. Confira o levantamento completo aqui.

ESTADOS COM MAIOR NÚMERO DE ESPAÇOS COWORKING:
Fonte: Censo Coworking 2023, Woba

H4xHGun.md.png

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

Foto: Freepik

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias