10 Dec 2021
Bahia Film Commission, que oferece apoio a produções audiovisuais no estado, ganha nova plataforma

O novo espaço virtual entrou no ar nesta quinta-feira (9), com o objetivo de viabilizar de forma mais ágil requisições de serviços como as solicitações de apoio a produções audiovisuais locais, nacionais e internacionais.
Um exemplo recente desse apoio envolveu a realização de gravações da série “Santo”, projeto original da Netflix realizado entre Brasil e Espanha, protagonizada por Bruno Gagliasso e Raúl Arévalo. A série ainda sem previsão de estreia teve cenas gravadas em Salvador, que poderão ser vistas mundo afora através de locações como o Palácio Rio Branco, onde as filmagens ocorreram em outubro passado, além do Museu de Arte Moderna e do Forte de Santo Antônio Além Carmo, que também foram utilizados.
Na ocasião, a Bahia Film Commission fez a interlocução entre a produção e os espaços geridos pelo Governo do Estado que foram pleiteados para servirem de locação pela produção.
Novos recursos
Na seção Núcleo de Apoio à Produção (NAP), da nova plataforma, as produções locais independentes poderão encontrar o regulamento e a lista de equipamentos disponíveis para empréstimos; e na seção Filme na Bahia as produções poderão fazer suas solicitações de apoio a órgãos e entidades do estado para utilização de locais como locação.
Estará disponível, também, a Plataforma de Profissionais e Empresas do Audiovisual da Bahia, uma ferramenta aberta e gratuita que disponibilizará e conectará profissionais, empresas, entidades e representações aptas a desenvolver e absorver prestações de serviços, além de instituições de educação e organizações profissionais.
A plataforma, que seguirá sendo atualizada com dados sobre o setor audiovisual na Bahia, trará dois Catálogos com informações sobre profissionais, empresas produtoras, fornecedores e prestadores de serviços do setor audiovisual no estado da Bahia – dentre pessoas físicas e jurídicas.
Origem e atribuições
A Bahia Film Comission, hoje, vinculada à Fundação Cultural do Estado da Bahia, foi instituída pelo governo do estado da Bahia, em maio de 2010, por meio do Decreto nº 12.129/2010.
A Comissão tem como principais atribuições prestar apoio técnico, estimular a realização de obras audiovisuais na Bahia na modalidade de co-produção nacionais e internacionais, prestar informações às empresas, órgãos, entidades e produtores interessados em realizar projetos audiovisuais no território baiano, participar e propor ações promocionais, inclusive da Bahia como locação cinematográfica, de filmes, séries, novelas e conteúdos audiovisuais em geral. Com informações da Ascom/Funceb.
Foto: Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.