Bahia amplia em 41% o número de leitos de UTI disponíveis no Sistema Único de Saúde

De acordo com informações divulgadas pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, a Bahia ampliou em mais de 41% o número de leitos de UTI disponíveis no Sistema Único de Saúde. Os dados são referentes a um comparativo entre setembro do ano passado e o desse ano. O titular destacou que este é o resultado da mobilização para garantir a assistência aos pacientes com diagnóstico de covid-19 e que se tornará um legado.

“Nossa capacidade diagnóstica saltou de dezenas de exames do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro na detecção da Covid-19, por dia, para cerca de 5 mil análises diárias. Também ampliamos e descentralizamos a triagem e assistência hospitalar para todas as macrorregiões de saúde, possibilitando que não fosse necessária a transferência de pacientes para a capital”, destaca Vilas-Boas.

Além dos leitos de UTI, a quantidade de ventiladores pulmonares, bem como o número de leitos clínicos disponíveis no SUS, também apresentaram crescimento. De 2.497 respiradores, o estado passa a contar com 3.449, um acréscimo de 43%. Enquanto que o total de leitos clínicos subiu de 6.880 para 8.194 em 12 meses. 
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias