Azulejos portugueses da Igreja e Convento de São Francisco são recuperados pelo Iphan, em Salvador; veja como ficou

redacao@aloalobahia.com

Considerado o conjunto mais importante para a história da azulejaria do século 18 no Brasil, os azulejos portugueses do claustro da Igreja e Convento de São Francisco, no Pelourinho, foram inteiramente recuperados e entregues pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), na última quinta-feira (11). Símbolo do barroco nacional, os 37 painéis estavam apagados e danificados e, agora, retomaram a vivacidade de suas cores. A restauração durou três.

O complexo da Igreja e Convento, onde ficam os painéis, é tão importante para Salvador e Portugal que chegou a ser eleito uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. O restauro contou com serviços para conter o processo de degradação causado pela ação de intempéries e de agentes físicos, químicos e biológicos. Agora, estes bens seguem preservando esse legado artístico para as futuras gerações.
 
HUgIhS2.md.jpg
Com data estimada entre 1746 e 1748, os azulejos baseiam-se nas gravuras do pintor flamenco Otto Venio, reproduzidas no livro “Theatro Moral de la Vida Humana”. Inspirada nos versos de Horácio, a obra foi publicada pela primeira vez em 1607.

Cada ala da edificação representa um dos quatro temas que orientam a direção dos freis na hora de caminhar e meditar pelo claustro: glorificação da virtude/sabedoria, sabedoria do bem viver/fugacidade do tempo, amizade recíproca/contrastes entre vícios e virtudes e, por fim, solicitações e desprezo ao dinheiro.
 
HUgIw9S.md.jpg
Já nos painéis do claustro superior, estão retratados a natureza domesticada, cavaleiros em viagem, batalhas e conquistas. Tanto na face interna quanto na externa do guarda corpo, estão representadas cenas da vida cotidiana, caça, pesca, diversão e música.

Ao todo, o complexo recebeu investimentos da ordem de R$ 4,1 milhões do governo federal, através do Iphan, com recursos do Fundo de Direitos Difusos (FDD). Estiveram presentes na entrega o presidente do Iphan, Leandro Grass, e o superintendente do Iphan-BA, Hermano Queiroz, entre outras autoridades.
  Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

Fotos: Daniela Reis/Iphan.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias