Atriz baiana Zeca de Abreu fará temporada gratuita do monólogo “A Filha da Monga” em Salvador

Kirk Moreno é jornalista, assessor de imprensa e escreve para o Alô Alô Bahia. Insta: @kkmoreno.

A atriz baiana Zeca de Abreu fará três apresentações do monólogo A Filha da Monga em Salvador. A temporada gratuita faz parte do Festival Curto Circuito das Artes, anunciado pela Prefeitura da capital baiana em celebração aos 474 anos da cidade. Na próxima sexta-feira (24), o espetáculo será apresentado no Teatro Gregório de Matos, que fica na Praça Castro Alves. Já em 1º de abril, a peça ficará em cartaz no Centro de Artes e Esportes Unificados, no bairro de Valéria, e, encerrando em 15 de abril, no SESI Itapagipe, na avenida Caminho de Areia, na Cidade Baixa.

O espetáculo A Filha da Monga estreou de forma online, em 2021, para celebrar os 30 anos de carreira da atriz. Esta será a primeira vez que a peça será apresentada em um palco de teatro com público. O monólogo, que é o segundo da carreira de Zeca, conta a história de uma jovem que é arrancada da escola pelo padrinho e obrigada a substituir a mãe no papel da mulher que vira monstro, lucrativa atração de um parque de diversões do interior da Bahia. O texto é de Luiz Marfuz, que também assina a direção.

WhatsApp-Image-2023-03-16-at-10.10.46.jpg
Ao Alô Alô Bahia, Zeca ressalta que o monólogo é resultado da sua formatura pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, marcando o encerramento de um ciclo interrompido três décadas atrás, quando a artista deixava a graduação para atuar em suas primeiras peças profissionais. “Estou muito feliz e espero que as pessoas se sensibilizem com a história desta mulher. Que todos sejam tocados. Eu acho que teatro é isso é tocar, afetar o outro de alguma maneira”, disse a atriz.

Com mais de 30 anos de carreira teatral, Zeca de Abreu é também diretora e produtora. Ela é fundadora da Ouroboros Companhia de Investigação Teatral, criada em 2003 e que inicialmente tinha o nome de Trupe da Zequinha. No grupo, a baiana dirigiu, por exemplo, o espetáculo H2O Uma Fórmula de Amor, com texto de Elísio Lopes Júnior e que venceu o Prêmio Braskem de Teatro de melhor espetáculo infanto-juvenil. Dentre os prêmios, Zeca já levou o de Melhor Atriz pela peça Um Prato de Mingau para Helga Brown, na Bahia, e o Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante pela peça Pontapé, no Festival de Teatro Isnard Azevedo, em Florianópolis.

WhatsApp-Image-2023-03-16-at-10.10.29.jpg
Zeca participou de inúmeros trabalhos no cinema, como os filmes Irmã Dulce, Cidade Baixa, O Homem que não dormia e Eu me Lembro. Na televisão, ela protagonizou a série A Saga de Marizete, que realizou três temporadas no Mosaico Baiano, da TV Bahia, mesmo programa onde apresentou o quadro Sofá da Zeca, além de atuar na novela Segundo Sol, da Rede Globo.

Leia mais notícias na aba Notas

Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok

Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos.

Fotos: Mário Edson.Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias