21 Nov 2022
Ator Michael J. Fox recebe Oscar honorário por trabalho humanitário
Fox é conhecido também por sua campanha para arrecadar fundos para pesquisas sobre a doença de Parkinson, enfermidade que o afeta há décadas. "Vocês estão me fazendo tremer, parem com isso", brincou Fox, de 61 anos, que disse ter sido esta "uma honra totalmente inesperada".
O ator foi diagnosticado com Parkinson em 1991, aos 29 anos, quando médicos afirmaram que ele teria mais 10 anos de carreira. Ele, no entanto, se aposentou permanentemente da carreira em 2020. Durante a cerimônia, Fox caminhou sozinho até o palco, precisando da ajuda da esposa, Tracy Pollan, para carregar o prêmio.
Na mesma ocasião, outros famosos, como a compositora Diane Warren, cujas músicas foram usadas em mais de 100 filmes, receberam o Governors Awards. Ele já foi indicada ao Oscar por Melhor Música Original 13 vezes, mas nunca venceu. "Esperei 34 anos para dizer isto: 'gostaria de agradecer à Academia'", disse Warren, diante de aplausos.
Peter Weir, diretor australiano conhecido, entre outros, pelo filme "Sociedade dos Poetas Mortos" (1989), e Euzhan Palcy, primeira mulher negra a dirigir um filme para um grande estúdio de Hollywood - "Assassinato sob Custódia" (1989) -, também foram homenageados.
A cerimônia oficial do Oscar acontecerá no dia 12 de março de 2023.
Foto: Valerie Macon/AFP. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.