Ato vai marcar um ano do 8 de janeiro, dia dos ataques antidemocráticos em Brasília

redacao@aloalobahia.com

Esta segunda-feira (8) marca um ano dos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, onde milhares de manifestantes golpistas invadiram sedes dos três poderes e promoveram depredação. Desde esta data, o Supremo Tribunal Federal (STF) já condenou 30 pessoas e 66 seguem presas. A convocação do ato nesta segunda partiu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O evento será realizado no Salão Negro do Congresso Nacional. O evento contará com a presença de cerca de 500 convidados, incluindo ministros do governo, ministros do STF, parlamentares, governadores e outras autoridades.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

A cerimônia será batizada de Democracia Inabalada, que remete ao slogan que o Supremo havia utilizado em uma campanha institucional no ano passado. De acordo com a Corte, dentre as pessoas que permanecem presas, oito foram condenadas e 33 denunciadas como executoras dos crimes praticados nos atos. Além disso, a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR), 25 seguem detidos como investigados por financiar ou incitar os delitos.

Os 30 participantes dos atos golpistas receberam condenações pelos crimes de associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e deterioração de patrimônio tombado. Até o momento, 200 denunciados aguardam julgamento pelos mesmos delitos.

O ato Democracia Inabalada está previsto para começar às 15h, em Brasília. Antes disso, às 14h, o ministro Luís Roberto Barroso, presidente da Corte, vai conduzir o evento de abertura da exposição "Após 8 de janeiro: Reconstrução, memória e democracia" no STF. 

* Por Matheus Simoni / Fotos: Joédson Alves/Agência Brasil

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.​

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias