Assunto sério! Conferência vai discutir os bastidores das transações comerciais no mercado de arte

Obra de arte e lavagem de dinheiro; importação, exportação e recuperação de obras de arte roubadas ou pilhadas ao redor do mundo serão os temas abordados na Art Law Conference que a Biblioteca Mário de Andrade realiza no dia 28 de setembro, a partir das 9 horas em seu auditório, no Centro de São Paulo.

O encontro conta com a presença de especialistas como o desembargador Fausto de Sanctis, autor do livro Lavagem de Dinheiro por meio de Obras de Arte; a galerista Marcia Fortes e o americano Robert Muller, especialmente convidado para falar sobre a recente discussão na Corte dos Estados Unidos sobre a recuperação de obras de arte roubadas ao redor do mundo, motivada, entre outros fatores, pelo número crescente de casos de herdeiros reclamando o direito sobre peças confiscadas durante o período do III Reich.

O catálogo da Interpol lista 34 mil obras roubadas em todo o mundo, e para a maior parte desse acervo não há previsão de recuperação. O roubo de arte é o terceiro maior mercado ilegal em escala mundial, só perdendo para o tráfico de drogas e armas.

A Art Law Conference será realizada em parceria com o ICOM - Conselho Internacional de Museus, o escritório Cesnik, Quintino e Salinas Advogados e a Cypress LLP.

 

Foto: Reprodução. Siga o insta @sitealoalobahia

NOTAS RECENTES