Artistas baianos participam da Bienal Sesc de Dança, em São Paulo

redacao@aloalobahia.com

Duas obras de artistas da Bahia integram a programação da Bienal Sesc de Dança, que acontece em Campinas, no interior do estado de São Paulo, de 14 a 24 deste mês. São eles a instalação performática “Nunca Mais Abismos”, idealizada por Edu O., e “Lança Cabocla”, com a artista Inaê Moreira. Esta edição do evento conta ainda com obras de outros 12 estados brasileiros e Distrito Federal, além de países como África do Sul, Chile, Coreia do Sul, França, Moçambique, Ruanda, Síria e Suíça.
 
Realizado pelo Sesc São Paulo com apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a 13ª edição do evento contempla mais de 60 atividades, entre espetáculos, instalações, performances e ações formativas, distribuídas entre espaços diversos, como Sesc Campinas, Unicamp, Teatro Castro Mendes, Estação Cultura, ruas, praças e até mesmo o terminal rodoviário municipal.
 
JHnLZXt.md.jpg Trabalho idealizado pelo artista Edu O., a instalação performática “Nunca Mais Abismos” propõe novas narrativas da história de pessoas com deficiência. Durante quatro horas, os performers convidarão o público a participar de uma experiência de relaxed performance no Sesc Campinas, dias 22 e 23, a partir das 16h, e 24, a partir das 15h, com entrada gratuita. O espaço se transformar à medida que forem construindo uma teia de nós, escritas, fotografias e memórias ao longo de três momentos que se cruzam: “Nós”, “Emergir” e “Silêncio”. O trabalho tem audiodescrição e tradução em libras realizadas pelos próprios intérpretes.
 
Artista da dança, da performance e do teatro, Edu O. também é pesquisador e professor da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e diretor do Grupo X de Improvisação em Dança. Além de Edu O., integram o elenco Jania Santos, Estela Lapponi, Ariadne Antico e Thiago Cohen. O público pode entrar e sair a qualquer momento, seja para acompanhar as ações ou relaxar.
 
A montagem “Lança Cabocla”, da Plataforma Lança Cabocla, contará com a artista da Bahia Inaê Moreira, além de integrantes do Ceará e Maranhão. Com apresentações dias 20 e 21, às 18h, no Cis Guanabara, o trabalho busca proporcionar uma experiência multissensorial, na qual o público constrói o espaço juntamente com o elenco, numa aparição presencial, dançante e multimídia.
 
A 13ª Bienal Sesc de Dança marca o retorno do festival ao formato presencial após a realização, em 2021, de uma edição on-line devido à pandemia da Covid-19, em tempo em que reafirma o compromisso com a difusão da produção artística nacional e estrangeira através de uma programação com foco na pluralidade de corpos e nas poéticas da dança contemporânea. O festival acontece em Campinas desde 2015, após oito edições em Santos (de 1998 a 2013).

Por Gabriela Cruz. Fotos de Carolina Libério e Aldren Lincoln 


Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias