Artista baiano é primeiro brasileiro a ganhar bolsa do bilionário George Soros

O artista baiano Tiago Sant'Ana, de 29 anos, foi o primeiro brasileiro a entrar na lista dos dez contemplados da bolsa de artes oferecida pela Open Society Foundations, organização filantrópica criada pelo bilionário americano George Soros.
 
Nascido em Santo Antônio de Jesus, cidade do recôncavo da Bahia, ele recebeu US$ 80 mil, ou cerca de R$ 430 mil para investir no projeto sobre os engenhos de açúcar abandonados.
 
Tiago Sant'Ana é formado em Comunicação na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), tem mestrado em Cultura e Sociedade e finaliza o doutorado também em Cultura e Sociedade na Universidade Federal da Bahia.
 
"Foi um processo que começou em julho do ano passado, em outubro eu já sabia da notícia, mas em decorrência de uma série de questões, o cronograma foi adiado, sobretudo, por causa do coronavírus", contou o baiano.
 
O resultado foi divulgado na terça-feira (14). Além de Tiago, produtores culturais e artistas da Botswana, Jamaica, Nigéria, Palestina, Síria e Estados Unidos vão realizar trabalhos ligados à diáspora e migração em até 18 meses.
 
"Eu desde 2018 trabalhava com antigos engenhos de açúcar, na região do recôncavo. Esses engenhos de açúcar foram lugares muito importantes na história da colonização do Brasil, enfim, pelo açúcar ter tido a importância que teve no nosso passado colonial".
 
Foto: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES