Arranha-céus estariam afundando cidade de Nova York, segundo estudo

redacao@aloalobahia.com

Nova York, nos Estados Unidos, está afundando, segundo estudo liderado pelo geólogo Tom Parsons, do United States Geological Survey. A "cidade que nunca dorme" estaria sofrendo um fenômeno de afundamento em função do peso dos seus inúmeros arranha-céus.

A taxa de afundamento de 1 a 2 milímetros por ano é preocupante por si só - alguns pontos da cidade estariam afundado em taxas duas vezes maiores -, mas os impactos iriam muito além das mudanças geológicas. O relatório aponta, por exemplo, consequências graves para a população nova-iorquina e o meio ambiente.

O fenômeno de afundamento coloca Nova York em alerta ainda maior para o aumento do nível do mar e o risco crescente de inundações, com o problema se intensificando com a urbanização em áreas costeiras, fluviais e próximas a lagos.

O estudo de Parsons e seus colegas da Universidade de Rhode Island, divulgado pelo Science Alert, calcula que os mais de 1 milhão de edifícios da cidade somam 764 bilhões de quilos, sem considerar estradas, calçadas, pontes, ferrovias e outras áreas pavimentadas. 

O afundamento notado ameaça a infraestrutura essencial da cidade, que conta com mais de 8,5 milhões de habitantes. Com isso, sistemas de transporte, energia e abastecimento de água colocariam em risco a vida cotidiana dos moradores da ilha.

A água no entorno da cidade subiu cerca de 22 centímetros desde 1950 e grandes inundações podem se tornar quatro vezes mais frequentes até o final do século, devido à combinação do aumento do nível do mar e furacões fortalecidos pelas mudanças climáticas.

Até o momento, autoridades locais não comentaram sobre o estudo. As informações são do The Guardian.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

Foto: Alexander Spatari/Getty Images.

NOTAS RECENTES