25 Apr 2021
Arquitetos premiados mostram projeto do que seria uma escola “a prova de pandemias”

O projeto para o Colégio Markham, em Lima, contará com salas de aula e locais de aprendizado tanto nas áreas internas quanto externas. Todos os espaços terão ventilação cruzada e serão flexíveis, podendo ser adaptados para turmas de todos os tamanhos. Além disso, os revestimentos foram escolhidos para que possam suportar limpeza e desinfecção diárias. Com 10 mil m², o projeto abrigará um total de até 750 estudantes de 7 a 12 anos em três andares.
Diferentemente dos blocos rígidos que formam escolas tradicionais, o novo campus do Colégio Markham terá um design inspirado na forma de um rio, que se distribui ao longo de todo o terreno. A maioria dos espaços terá conexão com jardim e áreas externas, e o objetivo é que, além de minimizar os riscos de contágio, o layout também estimule as crianças a ter um contato mais próximo com a natureza.
Nos interiores, o colégio terá espaços amplos que podem ser transformados em salas de aula menores usando paredes retráteis e estruturas móveis, se necessário. As facilidades também incluirão uma piscina, centro de ginástica, sala de música, teatro, laboratórios de ciência e estúdios de dança.
O projeto também tem a intenção de ter uma pegada de carbono neutro. Para consegui-lo, as empresas planejam construir um design com ventilação cruzada que garanta conforto térmico sem a necessidade de aparelhos elétricos, além de materiais de origem reciclada, como a madeira. As informações são da “Casa Vogue”.
Veja as fotos do projeto Fotos: DIvulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.