Após rumor sobre fim do Gmail, plataforma esclarece mudança em base de dados

redacao@aloalobahia.com

Uma suposta mensagem do Google comunicando o fim do Gmail pegou internautas de surpresa nesta semana. Diversos posts no X, antigo Twitter, apontavam para um comunicado da empresa alertando sobre o fim do serviço. O trecho informa que o serviço será descontinuado e toda plataforma de e-mail deixaria de funcionar.



A mensagem encerra dizendo que a companhia teria tomado a decisão devido ao "cenário digital em evolução" e no desenvolvimento de "novas tecnologias e plataformas" de comunicação. 

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

A mensagem, no entanto, é falsa. Não há qualquer confirmação de que o serviço deixará de existir. Também no X, a conta oficial do Gmail publicou na quinta-feira (22), que o serviço de e-mail "está aqui para ficar", encerrando de vez qualquer especulação em torno do possível fim.


As publicações com o recado foram sinalizadas como falsas a partir de recursos como as Notas da Comunidade. Ainda assim, ao fazer uma busca pelo termo "Gmail" na rede social, é possível notar que ainda são muitos os usuários em dúvida sobre o futuro do serviço.

Fase de transformação

Segundo estimativas de 2022, o serviço conta com aproximadamente 1,8 bilhão de usuários. O recurso é um dos mais utilizados do Google e recebe periodicamente atualizações sobre novas funções e aprimoramentos. No ano passado, o Google confirmou que iria começar a descontinuar a visualização em HTML básico do Gmail para navegadores. Isso significa que a versão simplificada e limitada do site não deve mais abrir, substituída pelo serviço convencional. Também está em estudo uma forma de integrar o Gmail ao Gemini, plataforma de inteligência artificial da empresa. 

* Por Matheus Simoni. Foto: Divulgação

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias