Após receber 1ª dose de vacina, médico do Samu conta os dias para voltar para casa

Anestesista do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) em Salvador, Lucas Fernandes, 39 anos, não vê a hora de voltar para casa e abraçar a família, em especial seu filho Davi, de 1 ano. A expectativa aumentou logo após receber a primeira dose da vacina contra a covid-19.

Fernandes é um dos milhares de vacinados da capital baiana contabilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desde a terça-feira (19). Antes da vacinação, o médico optou por se distanciar da família, por precaução, indo morar sozinho enquanto esperava a dose.

Lucas-Fernandes-M-dico-Samu-e-filho-Davi-foto-Divulgacao-SMS
Lucas com o filho Davi

Agora, com o início da imunização, é possível voltar em paz e segurança ao convívio familiar. "Sem dúvida meu maior medo era ser vetor do Sars-Cov-2 para minha família. Neste ponto, a vacina nos traz muita paz”, comenta ele. Além do Samu, o anestesista ainda trabalha em hospitais particulares.

“Sei que ‘voltar ao normal’ ainda é um desejo distante, pois a pandemia está aí e o momento é de manter distanciamento, higienizar bem as mãos, usar máscaras, enfim, se proteger ao máximo. Antes da vacina, é necessário garantir as medidas não farmacológicas”, declara.

Ele ainda complementa que ter uma vacina é um alento para toda a população. “No entanto, o rigor para o acompanhamento das lacunas apresentadas pela Anvisa é também muito importante”, destaca o médico, lembrando que o imunizante ainda é uma aposta e que a população precisa se cuidar para conter o avanço do vírus.

Atualização
A campanha de vacinação em Salvador teve início na terça-feira (19), priorizando profissionais de saúde envolvidos diretamente no combate ao coronavírus, pessoas acima de 60 anos que residem em instituições de longa permanência, indígenas, quilombolas e povos tradicionais. Para acompanhar em tempo real o avanço da imunização contra a Covid-19 na cidade acesse vacinacovid.saude.salvador.ba.gov.br. As informações são da Secom Salvador.

Foto: Divulgação/Secom Salvador. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias