Após mortes de aves, Prefeitura de Ilhéus elabora plano de ação para readaptação da espécie na área urbana

Após aves conhecidas como maritacas serem encontradas mortas por moradores de Ilhéus, no sul da Bahia, a prefeitura do município informou que está sendo elaborado um plano de ação para ajudar na readaptação das aves e maritacas da paisagem urbana. As mortes ocorreram após os cortes de árvores exóticas, na Avenida Soares Lopes, onde as maritacas costumavam se abrigar.
 
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Ilhéus, os cortes de árvores faziam parte das obras dos acessos viários da nova Ponte Jorge Amado, conforme licenciamento ambiental.
 
Conforme a prefeitura, vai ser apurado se, durante o corte das árvores, preceitos legais foram violados ou inobservados.
 
Segundo informações do órgão, dentre as ações programadas para readaptação das maritacas, está a elaboração do plano adequado de remoção e realocação das aves para a reacomodação definitiva em novo habitat.
 
Outras medidas compensatórias, como o plantio imediato de mudas de espécies da Mata Atlântica, próprias para a zona urbana, com altura mínima de 1,5 metro e que não impactam o sistema viário, estão sendo adotadas como contrapartida das árvores que foram removidas, nas mediações da área da licença ambiental.
 
Foto: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias