Após concluir negociação para instalar fábrica na Bahia, BYD agora mira a Europa

redacao@aloalobahia.com

Após concluir a negociação para instalar na Bahia a primeira fábrica de automóveis da BYD fora da Ásia, a vice-presidente global da companhia, Stella Li, deixou o Brasil na quarta-feira (11) rumo à Europa, onde também pretende estabelecer uma fábrica. A executiva não revelou seu destino.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Responsável pela internacionalização da empresa, ela disse que em todo o mundo as novas tecnologias recebem incentivos públicos e defendeu a isenção do Imposto de Importação para os carros elétricos “por vários anos” ainda. “Todos os países, incluindo EUA, China e Europa têm política de incentivos. Mesmo no México o imposto é zero”, afirmou em entrevista ao Valor Econômico.

J3FTQea.md.jpg
A agenda dela no Brasil, “muito intensa, mas muito produtiva”, como a executiva definiu, durou nove dias. Envolveu inaugurações de concessionárias, reuniões internas e com políticos e culminou com a cerimônia que marcou a posse da fábrica que pertencia à Ford em Camaçari. 

Fábricas em Camaçari

A montadora chinesa assumiu o parque da Ford na última segunda-feira (9). A BYD deve investir R$ 3 bilhões na instalação de três fábricas e irá gerar mais de cinco mil empregos diretos e indiretos, com foco na produção de veículos elétricos, chassis de ônibus e tecnologias de baterias, com o processamento de lítio e ferro fosfato.

J33bPSe.md.jpg
A expectativa é que a produção tenha início entre o final de 2024 e o início de 2025, com uma capacidade estimada de produção de 150 mil veículos por ano na primeira fase de implantação. O novo complexo da BYD também se apresenta como um potencial polo de atração para fornecedores de diversas áreas, seja na produção de peças técnicas ou na prestação de serviços, com a empresa priorizando fornecedores locais.

Centro de pesquisa

Além das fábricas, a BYD vai estabelecer um centro de pesquisa e desenvolvimento na região, com o objetivo de transformá-la em um polo de tecnologia, referido como o "Vale do Silício brasileiro". Uma das metas principais desse centro será o desenvolvimento de tecnologia para um motor híbrido flex, que possa combinar etanol com motores elétricos.

Stella Li destacou o compromisso global da marca com a mobilidade sustentável. “Essas instalações aqui em Camaçari serão fundamentais para impulsionar essa visão no Brasil. Vamos trabalhar incansavelmente para trazer inovação e tecnologia de ponta, e estamos ansiosos para colaborar com a comunidade local e criar oportunidades para todos”.

* Por N.R. Fotos: Feijão Almeida/GOVBA e Joá Souza. 

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias