12 Sep 2022
Após 33 anos como propriedade privada, Ilha das Cabras se tornará patrimônio público e ganhará museu

Os planos só serão possíveis após acordo judicial celebrado entre o Ministérios Público Estadual, a Fundação Florestal e o ex-senador Gilberto Miranda, que desde 1989 tinha a posse da ilha. Condenado por danos ambientais causados ao lugar, ele recorreu a todas as instâncias, antes de seus advogados assinarem um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que compromete o ex-parlamentar a transferir R$ 14 milhões diretamente para a Unesco.
A agência da ONU será a responsável pela implementação do Museu de História, Antropologia e Cultura do Litoral Norte na Ilha das Cabras e pelo desenvolvimento de um projeto de gestão que deve ser de responsabilidade de entidade privada. O cronograma inicial para a instalação do museu e todas as obras necessárias é de 48 meses.
De acordo com o diretor executivo do órgão estadual, Rodrigo Levkovicz, a população local e comunidades caiçaras serão ouvidas durante o processo de desenvolvimento e instalação do museu. O TAC prevê também a transferência de quatro imóveis em Ilhabela para atividades de logística e administrativas do equipamento. Em julho, as chaves da luxuosa mansão com sete suítes construída por Miranda na ilha foram entregues à Fundação Florestal.
Foto: : Reprodução/Prefeitura de Ilhabela. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.