Após 107 anos, restaurante citado em obra de Jorge Amado fecha as portas em Salvador

redacao@aloalobahia.com

Após 107 anos de funcionamento, o Restaurante Colon, localizado no bairro do Comércio, em Salvador, fechou as portas nesta sexta-feira (26). Tradicional na capital baiana, o estabelecimento foi citado na obra "O Sumiço da Santa", do escritor baiano Jorge Amado.
 
Fundado em 1914 por José Maria Orge, que saiu da Galícia, na Espanha, para fugir da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o restaurante já recebeu a presença de personalidades como Jorge Amado, Carlinhos Brown, Neuza Borges, Tatti Moreno, Nelson Rufino, entre outros.
 
A decisão de fechar o local ocorreu após a pandemia da Covid-19, conforme explica a sócia-gerente Mara Orge, de 52 anos, que é casada com Juan Orge, neto do fundador do estabelecimento.
 
"Percebemos que nosso público-alvo deixou de frequentar a casa, sem contar que a casa a qual o restaurante foi fundado, foi fechada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), por causa da estrutura precária", explicou ao G1 Bahia.
 
O restaurante foi fundado na Praça Conde dos Arcos, no bairro do Comércio, e foi interditado em outubro de 2020 pela Codesal.
 
Após a interdição, a família decidiu reabrir o estabelecimento em outro imóvel, localizado na Rua Conselheiro Saraiva, no mesmo bairro da capital baiana.

Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias