Anvisa altera regras para uso emergencial de vacina contra covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária alterou nesta terça-feira (29) dois pontos dos requisitos mínimos para submissão de pedido de autorização de uso emergencial de vacinas para covid-19. A mudança vem após a Pfizer informar, em comunicado, que não solicitará o uso emergencial de sua vacina no Brasil. 

Entre as modificações, está a do dispositivo que exigia a apresentação de um cronograma de distribuição da vacina específico para o Brasil, bem como a informação precisa da quantidade de produto acabado disponível para compra. Segundo a multinacional farmacêutica, tais pontos “só poderão ser definidos na celebração do contrato definitivo”.

Pelas novas regras, as empresas deverão apresentar somente "informações sobre a previsão da quantidade de produto acabado disponível para importação e/ou disponibilização". O outro ponto alterado diz respeito ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido a ser elaborado com os dados específicos da vacina que se pretende autorizar para uso emergencial.

A Anvisa incluiu nos requisitos a sugestão de que seja utilizado o modelo simples disponibilizado pelo governo do Reino Unido, podendo ser empregado também “outro modelo desenvolvido pela empresa”.

 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias