Antiviral para hepatite tem bom resultado contra a covid-19, aponta estudo da Fiocruz

Um estudo liderado pela Fundação Oswaldo Cruz com medicamentos que são usados para tratar hepatite C mostrou eficácia contra a covid-19. Em experimentos in vitro com três linhagens de células, incluindo células pulmonares humanas, o antiviral daclastavir impediu a produção de partículas virais do novo coronavírus. O medicamento foi de 1,1 a 4 vezes mais eficiente do que outros remédios que estão sendo usados em estudos clínicos, como a cloroquina, a combinação de lopinavir e ritonavir e a ribavirina.

“As análises apontaram que o fármaco [daclastavir] interrompeu a síntese do material genético viral, o que levou ao bloqueio da replicação do vírus. Em células de defesa infectadas, o fármaco também reduziu a produção de substâncias inflamatórias, que estão associadas a quadros de hiperinflamação observados em casos graves de covid-19”, diz a Fiocruz.

Os estudos foram publicados no site de pré-print bioRxiv. Ou seja, os resultados já estão disponíveis para consulta pela comunidade científica internacional, mas ainda requerem aprofundamento e revisão (Agência Brasil).
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias