Anos após denúncias de assédio, Daniela Falcão fala sobre tema e momento atual: "sou muito mais eu hoje"

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

Em setembro de 2020, em matéria do BuzzFeed, vários ex-funcionários de Daniela Falcão, então diretora da Vogue Brasil e CEO da Globo Condé Nast, relataram uma rotina de assédio e humilhações perpetrada, segundo eles, por Daniela. Anos depois, nesta segunda-feira (20), em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, a jornalista baiana falou sobre o período em que, coincidentemente, deixou o cargo para cuidar de projetos pessoais.

Já era pandemia quando Daniela se mudou - inicialmente por um tempo - para Recife, onde sua namorada morava e para ficar mais perto dos pais, que moram em Salvador. O período no Nordeste mudou sua visão de mundo - ou resgatou sua essência, talvez - e, em julho de 2020, ao ter seu retorno a São Paulo cobrado, ela verbalizou aos seus superiores que não queria voltar. Três meses depois, veio o anúncio oficial do seu desligamento do cargo e da empresa.

"Aproveitei pra conhecer o Nordeste. Já conhecia bem a Bahia, porque sou de lá, também Pernambuco e Alagoas, mas fui para o Piauí, para o Ceará, para o Rio Grande do Norte. E além de pessoas do Recife, fui conhecendo estilistas, chefs de cozinha e designers dos lugares que visitava", contou à repórter Marcela Paes, interina da coluna Direto da Fonte.

"Comecei a postar nas minhas redes esses achados e muita gente vinha perguntar como comprar. Os produtos esgotavam. Tinha até mais interação do que quando eu cobria desfiles de semanas internacionais de moda", revela. Daí, veio a ideia de levar esse Nordeste para São Paulo, onde, no coração do bairro nobre dos Jardins, ela abriu, em dezembro do ano passado, a loja Nordestesse - também uma plataforma online e de projetos itinerantes -, onde reúne criações autorais de estilistas nordestinos, um pouco da gastronomia da região e mostras de artistas.

Quanto às denúncias de assédio, ela disse ter sofrido bastante e se sentido injustiçada, mas confirmou que os casos eram reais. "Não eram mentiras, mas não aconteceu do jeito que foi colocado pelo jornalista", se defendeu. De acordo com ela, o comportamento era "incentivado", em vários níveis hierárquicos, inclusive. "As pessoas queriam passar por tudo aquilo que a Andy (personagem da atriz Anne Hathaway, no filme 'O Diabo Veste Prada') passou. Acho que fui o bode expiatório. Era errado, mas não partia só de mim", disse.

O episódio levou o mercado a se questionar e estimulou as mudanças na vida de Daniela, que não para mais para pensar no assunto. "Estou onde deveria estar. Hoje, sou uma pessoa melhor e estou feliz", celebra ao final da entrevista.

Leia mais notícias na aba Notas

Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok

Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos.

Foto: Alê Virgilio. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia) e Twitter (@Aloalo_Bahia).

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias