Angelo Calmon de Sá apresentará live sobre vida e obra do ex-governador Francisco Góes Calmon

Para celebrar o relançamento do projeto de Conservação e Acessibilidade à Coleção do ex-governador Francisco Góes Calmon, o Museu Eugênio Teixeira Leal realizará na próxima quinta-feira (09), às 15h, em seu canal do Youtube (https://www.youtube.com/museueugenioteixeiraleal), uma live sobre “A Vida e Obra de Francisco Góes Calmon”, apresentada por Angelo Calmon de Sá, neto do ex-governador baiano.
 
Francisco Góes Calmon, nascido em Salvador, foi jurista, banqueiro, professor e político, sendo ex-governador da Bahia de 1924 a 1928. Em parceria com Anísio Teixeira, disseminou o ensino médio no interior da Bahia e foi um dos fundadores do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.
 
O Arquivo Histórico, do Museu Eugênio Teixeira Leal, é guardião de 11 metros lineares de documentos, que revelam e testemunham fatos importantes da história da Bahia e do Brasil, nos seus aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais. Assim custodia coleções de valor arquivístico bastante relevantes, como o arquivo de Innocêncio Calmon, arquivo de Miguel Calmon Sobrinho, arquivo do Prof. José Calasans Brandão da Silva, arquivo de Paulo Maciel, dentre outros. Desse conjunto de documentos destaca-se a Coleção Governador Francisco Marques de Góes Calmon, objeto dessa premiação.
 
A concretização deste projeto, diz Luiz Carlos de Andrade Ribeiro, diretor Presidente da Fundação Econômico Miguel Calmon, “possibilitará o acesso à informação, contribuindo com a educação, através de documentos inéditos e de grande valor histórico e social que ficarão à disposição de pesquisadores, estudantes e da comunidade em geral”, o que considera mais uma ação relevante desta Instituição.
 
Esta ação é decorrente de premiação com apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon, (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
 
Sobre o Museu Eugênio - Localizado no Pelourinho, o Museu Eugênio Teixeira Leal, completa 37 anos em 2021, prestando relevantes serviços socioeducativos e culturais à Bahia, através do desenvolvimento de ações integradas, e de modo interdisciplinar, pelo seu Arquivo Histórico, Biblioteca Innocêncio Calmon, Cineteatro Francisco Góes Calmon, Galeria Francisco de Sá, Galeria Prof. José Calasans e Laboratório de Conservação Frank Sá.
 
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias