Ambev lança inteligência artificial que promete identificar o consumo de álcool pela voz

redacao@aloalobahia.com

A Ambev acaba de apresentar uma novidade que promete auxiliar os consumidores para um consumo responsável de bebidas alcóolicas e que poderá também aumentar a segurança nas estradas e em locais públicos. Trata-se do Flow Voice, inteligência artificial que consegue identificar o consumo de álcool pela voz. A expectativa é que a tecnologia, que está em fase de testes, auxilie as pessoas a tomarem melhores decisões para um consumo responsável, e que seja também utilizado por empresas e em políticas públicas para promover segurança nas estradas.

“A partir do lançamento, o Flow Voice vai passar por uma série de testes e hipóteses de uso para entender qual a melhor forma de explorar seu potencial, que vão desde sistemas de segurança veicular: permitindo o bloqueio da partida caso seja identificado sinal de álcool consumido na voz, contribuindo para a segurança viária, até em dispositivos vestíveis (smartwatches e pulseiras): para fornecer informações em tempo real sobre o nível de embriaguez do usuário, contribuindo para o consumo responsável”, afirma Rodrigo Moccia, Diretor de Relações Institucionais na Ambev.

Para realizar o teste, o usuário do Flow Voice deverá gravar áudios seguindo as frases indicadas na plataforma. A Inteligência Artificial analisa mais de 120 aspectos da voz humana para identificar se há presença de álcool no organismo. A partir da análise, ele dá dicas de ações para um consumo moderado, sugerindo a indicação para a pessoa beber água ou comer algo, por exemplo.

“Como uma empresa que tem a bebida no centro do seu negócio, incentivar e promover a moderação é algo fundamental e necessário. Sabemos que a tecnologia pode contribuir muito para um bem maior, por isso estamos investindo em soluções que irão promover mudanças e incentivar o consumo responsável. O Flow Voice é um dos projetos que temos no nosso pipeline de inovação, que conta com outras soluções e produtos em diferentes etapas de desenvolvimento, desde pesquisas, prova de conceito, teste clínico e pilotos em curso”, afirma Moccia.



Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

Foto: Reprodução.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias