Amazônia Legal tem o maior desmatamento em 15 anos, aponta

redacao@aloalobahia.com

De acordo com anúncio feito pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia nesta quarta-feira (17), a Amazônia Legal teve recorde de área de floresta desmatada. De agosto de 2021 a julho de 2022, foram derrubados 10.781 km² de floresta, o pior resultados dos últimos 15 anos. Apenas neste ano, entre os meses de janeiro e julho, foram desmatados 5.474 quilômetros de floresta, um aumento de 7,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

A região da divisa Amazonas-Acre-Rondônia, onde grandes áreas desmatadas têm ocupado florestas públicas não destinadas e áreas protegidas, responde por 36% do desmatamento registrado nos últimos 12 meses.

Ainda segundo os dados do Sistema de Alerta de Desmatamento do Imazon, essa foi a segunda vez consecutiva em que o desmatamento passou dos 10 mil km² no período. Os dados do instituto também apontam que essa foi a quarta vez seguida em que a devastação atingiu o maior patamar desde 2008, quando o Imazon iniciou o monitoramento.

"Além de contribuir para a maior emissão de carbono em um período de crise climática. Relatórios da ONU já alertaram que, se não reduzirmos as emissões, fenômenos extremos como ondas de calor, secas e tempestades ficarão ainda mais frequentes e intensos. Isso causará graves perdas tanto no campo, gerando prejuízos para o agronegócio, quanto para as cidades”, diz Bianca Santos, pesquisadora do Imazon.

 
 

NOTAS RECENTES