Alvaro Vilella revela cotidiano de comunidades quilombolas de Rio de Contas em e-book

Foram dois anos registrando a vida nas comunidades quilombolas de Barra do Brumado e Bananal, ambos em Rio de Contas, na Chapada Diamantina.  Entre idas e vindas, o fotógrafo Alvaro Vilella conseguiu reunir um rico acervo com registros marcantes que resultaram na obra Faces – Ebook. O lançamento no formato original será nesta quinta-feira (15), às 19h, com transmissão pelo canal da produtora Pau Viola no Youtube (youtube.com/channel/UCDztdtJPDFbymTeG2IHo3aQ), com mediação de Lanussi Pasquali, professora, curadora e mestra em Artes Visuais.
 
O livro reúne 43 imagens “fortes, comprometidas e repletas de dignidade” de rostos e do cotidiano. “São pessoas que, em raras oportunidades, viram seus rostos retratados”, conta Álvaro, que tem dois livros lançados e 30 anos de carreira. Ele revela que só foi possível realizar o projeto, porque decidiu viver um tempo na região onde os registros foram feitos. “Por dois meses, tive a oportunidade de conviver e me aproximar da intimidade de seus moradores”.
 
Produzido pela Pau Viola Entretenimento, o projeto Faces – E-book tem como objetivo contribuir para “quebrar o paradigma da invisibilidade que a cultura colonial impôs às comunidades quilombolas, ao tempo que oferece uma outra perspectiva de olhar e entendimento às comunidades remanescentes de quilombos. Penso que é uma forma de construção, resgate e manutenção da memória, história e identidade dos moradores dessas comunidades, na medida em que transforma a percepção delas sobre si mesmo e sobre o mundo que os cerca”, comenta o fotógrafo.
 
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias