Alô Alô NYC: conheça Little Island, parque de projeto inovador construído sobre o Rio Hudson

Existem muitos motivos para se visitar a Little Island, parque público construído dentro com completo do Hudson River Park, que percorre mais de seis quilômetros ao longo do lado oeste de Manhattan, em Nova York.  Aberto em 21 de maio de 2021, e tornou rapidamente um disputado destino em Manhattan tanto para nova-iorquinos quanto para visitantes de todo o mundo por conta de sua arquitetura inusitada, paisagismo e opções de lazer, a maioria gratuitas.
 
A ideia de sua construção surgiu em 2013 e tinha como objetivo reativar o icônico Pier 54, que havia sido danificado pelo furacão Sandy no ano anterior. Mas no lugar de refazer o antigo local, o plano foi mais ambicioso: oferecer uma experiência imersiva com a natureza e a arte. E é isso que o visitante sente quando circula por lá.
 
Completamente inovador e diferente de qualquer outro destino em Nova York, a Little Island parece flutuar sobre 132 tulipas de concreto, que sustentam a estrutura. Sobre ela foram plantadas 350 espécies de flores, árvores e arbustos, criados mirantes que proporcionam vistas inéditas de outras partes do Hudson River Park, da cidade e do Rio Hudson e construído um anfiteatro de 687 lugares, além de um palco. O projeto é de Thomas Heatherwick, do Heatherwick Studio, com paisagismo de Signe Nielsen, do MNLA.
 
A partir de junho, Little Island sediará uma temporada de programação para promover e apoiar artistas de Nova York. A maioria dos eventos é gratuita ou com ingressos de valores acessíveis. O parque abre diariamente, das 6h às 23h, mas até 19 de setembro é preciso reservar um horário se o visitante quiser ir às quintas-feiras, domingos e feriados. Basta acessar aqui
hAkPEP.md.jpg

 
Um pouco de história

Entre 1910 e 1935, o Pier 54 foi ponto de partida e retorno para viagens de transatlânticos. Em 1912, os sobreviventes do desastre do Titanic chegaram em segurança lá, a bordo do navio de resgate RMS Carpathia. O píer acabou caindo em desuso até a década de 1970, quando se tornou um refúgio seguro para a comunidade LGBTQ da cidade e abrigou por 25 anos, desde 1986, o Dance on the Pier, evento que integrava as festividades da New York Pride. O Pier 54 hoje é parte do Hudson River Park, criado em 1998.
 
*Gabriela Cruz, de Nova York, para o Alô Alô Bahia.
 
Fotos: Alô Alô Bahia. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias