8 Jun 2022
Alô Alô NYC: conheça Little Island, parque de projeto inovador construído sobre o Rio Hudson

A ideia de sua construção surgiu em 2013 e tinha como objetivo reativar o icônico Pier 54, que havia sido danificado pelo furacão Sandy no ano anterior. Mas no lugar de refazer o antigo local, o plano foi mais ambicioso: oferecer uma experiência imersiva com a natureza e a arte. E é isso que o visitante sente quando circula por lá.
Completamente inovador e diferente de qualquer outro destino em Nova York, a Little Island parece flutuar sobre 132 tulipas de concreto, que sustentam a estrutura. Sobre ela foram plantadas 350 espécies de flores, árvores e arbustos, criados mirantes que proporcionam vistas inéditas de outras partes do Hudson River Park, da cidade e do Rio Hudson e construído um anfiteatro de 687 lugares, além de um palco. O projeto é de Thomas Heatherwick, do Heatherwick Studio, com paisagismo de Signe Nielsen, do MNLA.
A partir de junho, Little Island sediará uma temporada de programação para promover e apoiar artistas de Nova York. A maioria dos eventos é gratuita ou com ingressos de valores acessíveis. O parque abre diariamente, das 6h às 23h, mas até 19 de setembro é preciso reservar um horário se o visitante quiser ir às quintas-feiras, domingos e feriados. Basta acessar aqui.
Um pouco de história
Entre 1910 e 1935, o Pier 54 foi ponto de partida e retorno para viagens de transatlânticos. Em 1912, os sobreviventes do desastre do Titanic chegaram em segurança lá, a bordo do navio de resgate RMS Carpathia. O píer acabou caindo em desuso até a década de 1970, quando se tornou um refúgio seguro para a comunidade LGBTQ da cidade e abrigou por 25 anos, desde 1986, o Dance on the Pier, evento que integrava as festividades da New York Pride. O Pier 54 hoje é parte do Hudson River Park, criado em 1998.
*Gabriela Cruz, de Nova York, para o Alô Alô Bahia.
Fotos: Alô Alô Bahia. Siga o insta @sitealoalobahia.