Além dos shoppings: cinéfilos podem viver diferentes experiências de cinema em Salvador

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

Cada vez mais equipadas e com tecnologias de imagem e som cada vez mais avançadas, as salas de cinema das grandes redes são sempre uma boa opção para quem adora um bom filme. Alguns oferecem cardápios especiais, poltronas que reclinam e assentos marcados, mas, vez ou outra podem ser substituídas por cinemas de rua e projetos especiais que acontecem ao longo do ano na cidade.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
 
IMG-7765
Os fins de semana, principalmente, são bons para quem quer agregar a experiência cinematográfica à exploração da cidade, seguida de um passeio, uma vista do por do sol, um almoço ou jantar especial. As salas do Circuito Saladearte, muitas localizadas especialmente próximas a pontos turísticos, cartões postais e museus, podem se tornar parte de uma programação cultural mais extensa.

Atualmente, são 4 unidades, apenas uma delas em shopping. As unidades do Museu Geológico, no Corredor da Vitoria; e do Solar do Unhão, no Comércio, onde fica o Museu de Arte Moderna da Bahia (acima) são perfeitas para essa combinação com outras atividades, como um fim de tarde de frente para a baía ou visitando espaços culturais variados.
 
IMG-7764
O foco delas, como o nome do projeto dá a entender, é mais em filmes “de arte”, menos comerciais, com algumas exceções, e, eventualmente, em ações temáticas, como o Festival Varilux de Cinema Francês, cuja programação é dividida entre outras salas fora dos shoppings, como o Cine Glauber Rocha (acima), em frente à Praça Castro Alves, e a Sala Walter da Silveira.

O primeiro fica na Rua Chile, em um prédio histórico que abrigou o Cine-Teatro Guarany. Lá, a sessão pode ser seguida ou precedida de um almoço ou jantar no Restaurante Guarany ou da contemplação do por do sol com a Baía de Todos os Santos ao fundo, do terraço do próprio local. Já a Sala Walter da Silveira fica no subsolo da Biblioteca Central do Estado da Bahia (abaixo), nos Barris, e funciona gratuitamente.
 
IMG-7766
Ao longo do ano, outras ações voltadas para os amantes da sétima arte acontecem em Salvador. O Goethe-Institut Salvador, no Corredor da Vitoria, recebe várias delas, como a Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba, em abril, e o Blue Praia Bar, no Rio Vermelho, que apresenta, ao longo do ano, o Cine Blue (foto principal). No dia 5 de abril, por exemplo, o beach club apresenta “Nasce Uma Estrela”, com Lady Gaga e Bradley Cooper, em uma sessão de frente pro mar, sob a luz das estrelas e ao ar livre.
 
osbadiadascrian-as-alo-alo-bahia
Para quem ama as trilhas sonoras dos grandes clássicos das telonas, vale acompanhar a programação da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), que, ocasionalmente, apresenta o CineConcerto (acima), que destaca a relação entre a música sinfônica e o cinema.

Fotos: Divulgação e Rafael Martins/Osba.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias