Além da Viradouro, outra escola de samba homenageou a Bahia no Carnaval do Rio

A escola de samba Unidos do Viradouro, vencedora do Carnaval do Rio de Janeiro, ganhou destaque na Bahia por ter homenageado o grupo Ganhadeiras de Itapuã com o enredo "De alma lavada". Contudo, a agremiação não foi a única a fazer referência à Bahia durante seu desfile. A vice-campeã Acadêmicos do Grande Rio contou a história do babalorixá da Joãozinho da Gomeia, nascido em Inhambupe e conhecido líder da religião de matriz africana no país. 

Com o enredo “Tatá Londirá: o canto do caboclo do Quilombo de Caxias”, a Acadêmicos da Grande Rio fez uma homenagem ao Tatá Londirá, nome religioso de Joãozinho da Gomeia, contando toda a sua trajetória e trazendo à discussão temas de relevância para o cenário atual como o racismo, a homofobia e a intolerância religiosa, uma vez que o babalorixá era negro e LGBT. 

Quem fez questão de lembrar da homenagem foi a deputada Fátima Nunes (PT), que propôs uma moção de aplausos à escola de samba. "É com imensa alegria que parabenizo a agremiação da Grande Rio que levou para a avenida, com muita sensibilidade e dedicação a história deste grande líder religioso, colocando em destaque no cenário nacional a visibilidade e o respeito por temas tão importantes na cultura do nosso povo", afirmou ela.

Foto: Reprodução. Siga o insta @sitealoalobahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias