25 May 2023
Aleixo Belov registra detalhes sobre viagem inédita à Passagem Noroeste em novo livro

A noite de lançamento do 11º livro escrito por Aleixo Belov contará ainda com sessão de autógrafos e uma exposição inédita com imagens da viagem, assinado pelo fotógrafo Leonardo Papini. Ele foi um dos integrantes do veleiro-escola Fraternidade, junto com o marinheiro Osvaldino Dórea, a oceanógrafa Larissa Nogueira, a estudante Ellen Brito, o mecânico Hermann Brinker e o engenheiro civil Maurício Pitangueiras.
Sobre a obra
Em "Passagem Noroeste 2022", Belov conta, por exemplo, os grandes encontros durante a viagem, a exemplo do que aconteceu com os navegadores Beto Pandiani e Igor Bely, e também os desafios de enfrentar o mar congelado do Estreito de Bering. Por conta dessa última situação, a embarcação capitaneada pelo velejador precisou ficar à deriva. Na época, Belov narrou: “Procuramos um gelo grande, saltamos nele com uma alavanca, cavamos um buraco, instalamos uma garateia com um cabo e ficamos derivando”.
‘No prefácio do livro, o escritor Joaci Góes, membro da Academia de Letras da Bahia e presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, destaca que a obra “Passagem Noroeste” conta uma “parte importante desta singular e grande vida” de Belov. “Dotado de marcante curiosidade, a vida de Aleixo passou a ser orientada pela necessária interação entre a teoria e a prática de seu insaciável aprendizado, matriz da grande autonomia existencial que viria a ser a expressão maior de suas grandes realizações, sendo as mais marcantes a do notável navegador, a do grande empresário, a do solidário chefe de grande família e a do escritor de uma obra fascinante que já soma uma dezena de títulos que mesclam realidade e pensamentos, tendo o planejamento para navegar com segurança, o propósito central”, afirma.