Aleixo Belov registra detalhes sobre viagem inédita à Passagem Noroeste em novo livro

redacao@aloalobahia.com

O velejador Aleixo Belov transformou a expedição que realizou à Passagem Noroeste, um dos trechos mais difíceis da navegação mundial, no livro intitulado “Passagem Noroeste 2022”, que será lançado no dia 1º de junho, a partir das 18h, no salão de festa do Yacht Clube da Bahia, na Ladeira da Barra, em Salvador. A viagem, a primeira a ser completada por uma embarcação com a bandeira brasileira, teve início em 5 de fevereiro de 2022 e foi concluída no dia 12 de novembro do mesmo ano. O trajeto de mais de 20.000 milhas náuticas incluiu passagens pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Ártico, com seus trechos congelados.

A noite de lançamento  do 11º livro escrito por Aleixo Belov contará ainda com sessão de autógrafos e uma exposição inédita com imagens da viagem, assinado pelo fotógrafo Leonardo Papini. Ele foi um dos integrantes do veleiro-escola Fraternidade, junto com o marinheiro Osvaldino Dórea, a oceanógrafa Larissa Nogueira, a estudante Ellen Brito, o mecânico Hermann Brinker e o engenheiro civil Maurício Pitangueiras.

Sobre a obra

Em "Passagem Noroeste 2022", Belov conta, por exemplo, os grandes encontros durante a viagem, a exemplo do que aconteceu com os navegadores Beto Pandiani e Igor Bely, e também os desafios de enfrentar o mar congelado do Estreito de Bering. Por conta dessa última situação, a embarcação capitaneada pelo velejador precisou ficar à deriva. Na época, Belov narrou: “Procuramos um gelo grande, saltamos nele com uma alavanca, cavamos um buraco, instalamos uma garateia com um cabo e ficamos derivando”.

‘No prefácio do livro, o escritor Joaci Góes, membro da Academia de Letras da Bahia e presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, destaca que a obra “Passagem Noroeste” conta uma “parte importante desta singular e grande vida” de Belov. “Dotado de marcante curiosidade, a vida de Aleixo passou a ser orientada pela necessária interação entre a teoria e a prática de seu insaciável aprendizado, matriz da grande autonomia existencial que viria a ser a expressão maior de suas grandes realizações, sendo as mais marcantes a do notável navegador, a do grande empresário, a do solidário chefe de grande família e a do escritor de uma obra fascinante que já soma uma dezena de títulos que mesclam realidade e pensamentos, tendo o planejamento para navegar com segurança, o propósito central”, afirma.

NOTAS RECENTES