5 Oct 2022
Álbum dos Novos Baianos, 'Acabou Chorare' completa 50 anos e ganha remix assinado por Ruxel

No canal oficial da Som Livre no YouTube, “Acabou Chorare” será celebrado com um lyric video inédito, com direção do ilustrador e designer Bruno Tavares. A faixa “Mistério do Planeta”, uma das mais ouvidas do disco no streaming, ganhou arte com refinamento especial e elementos lúdicos, ilustrando os integrantes dos Novos Baianos em harmonia com o conceito da composição - a formação original contava com Moraes Moreira, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Luiz Galvão, Paulinho Boca de Cantor, Jorginho Gomes, Bola, Baixinho e Dadi.
As novidades integram a campanha (Re) Descubra, idealizada pela Som Livre para celebrar as cinco décadas deste que é uns dos maiores e mais importantes álbuns brasileiros de todos os tempos. Dentro dos remixes, o destaque vai para as faixas ‘Swing de Campo Grande’, ‘Mistério do Planeta’ e ‘Preta Pretinha’, ganharam novos arranjos sonoros no formato pioneiro da plataforma, o DJ Mixes.
Colecionando produções musicais para grandes nomes do pop atual como Anitta, Ludmilla, Gloria Groove, Pabllo Vittar, IZA e Lexa, o produtor musical Ruxell também possui carreira solo como artista do Inbraza, selo da Som Livre, lançando suas próprias músicas. O convite para remixar “Acabou Chorare” veio como uma conquista: “Os Novos Baianos sempre foram e serão uma mega referência pra mim. Então fazer a releitura desse trampo lindo que marcou uma geração e a história da música brasileira é uma grande honra até pra minha própria história, como uma tatuagem que eu vou levar com muito carinho”, disse.
Ao longo de outubro, outras ações também estão sendo direcionadas para celebrar “Acabou Chorare” no digital. No Instagram da Som Livre, artistas da nova geração que são fãs dos Novos Baianos, como Rafa Almeida, May & Karen e Thais Macedo, compartilharam covers exclusivos de músicas do álbum.
Já a série de posts intitulada de “Legados Baianos” aborda como o grupo e o disco inspiraram uma diversidade de artistas nestes 50 anos. Curiosidades sobre os trabalhos de Marisa Monte, Baco Exu do Blues, Pitty, Céu, Alexandre Pires e Bala Desejo fazem parte do conteúdo.
No TikTok, plataforma que apresenta forte engajamento e consumo ao resgatar clássicos musicais como o icônico álbum, a Som Livre faz parcerias com influenciadores digitais.
Sucesso há 5 décadas
Lançado em 1972 pela Som Livre, no formato físico, em LP (long play), e disponibilizado no streaming em 2013, o álbum “Acabou Chorare” possui mais de 100 mil cópias vendidas do produto original e contabiliza cerca de 130 milhões de plays nas plataformas de áudio (considerando o somatório entre Spotify, Deezer, Apple e Amazon Music).
Segundo um recente estudo de consumo de dados a partir do catálogo da Som Livre, o disco apresentou um crescimento de 35% de plays de 2019 para 2020 e soma mais de 60 milhões de execuções entre janeiro de 2020 e setembro de 2022 - comprovando o resgate de “Acabou Chorare” pelo público desde o início da pandemia.
Mais de dois anos depois, mesmo com a volta de agenda de shows presenciais e demais compromissos na rotina da população, o comportamento observado no streaming segue forte. “Acabou Chorare” apresenta um consumo mensal de cerca de 1,6 milhão de streams em 2022, mantendo seus ouvintes ativos.