Alberto Pitta, fundador do Cortejo Afro, lança livro em São Paulo; aos detalhes

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

Alberto Pitta, fundador do Cortejo Afro e consagrado pelo seu trabalho com estampas, lança o livro "Histórias Contadas em Tecidos: O Carnaval Negro Baiano", no próximo domingo (11), das 15h às 18h, na Carmo Johnson Projects, em São Paulo. A obra tem texto de abertura assinado por Gilberto Gil.
 
No mesmo dia, às 17h, o artista baiano participa de um bate papo sobre a publicação com Renato Menezes, historiador de arte e curador da exposição "eternidade soterrada", que Pitta realizou entre maio e junho no mesmo espaço.
 
HCPwsZG.md.jpg
No livro, o autor se debruça  sobre sua rica trajetória, desenvolvendo trabalhos de pesquisas e criações artísticas, como um dos pioneiros na criação do que hoje se conhece por estampas afro baianas, utilizando-se de símbolos, ferramentas, indumentárias e adereços dos orixás como fonte de inspiração.
 
Seu trabalho na produção de estampas ao longo dos últimos 40 anos é perpassado no livro, trazendo histórias de blocos como Ilê Aiyê, Apaches do Tororó, Malê Debalê, Muzenza, Os Commanches do Pelô, Olodum, Araketu, Afoxé Filhos de Gandhy e o próprio Cortejo Afro, que fazem parte da história e a cultura negra soteropolitana.
 
HCPwijs.md.jpg
O livro custará R$ 390 e poderá ser comprado no site da Editora Capivara e da Livraria da Travessa.
 
Fotos: Jefferson Lima e Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias