Agricultura familiar do Brasil é 8º maior produtor de alimentos do mundo

redacao@aloalobahia.com

Divulgado na última terça-feira (25), o Anuário Estatístico da Agricultura Familiar 2023 aponta que se os agricultores familiares do Brasil formassem um país, este seria o oitavo maior produtor de alimentos do mundo. Os números são baseados em pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo os dados, divulgados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), as propriedades de agricultura familiar são, hoje, 3,9 milhões no país, o que representa 77% de todos os estabelecimentos agrícolas. Em termos de  área ocupada, são 23% do total, o que equivale a 80,8 milhões de hectares, quase toda a área do estado do Mato Grosso.

De acordo com o documento, que busca mostrar a participação da agricultura familiar no total da produção agrícola brasileira, as propriedades são responsáveis por 23% do valor bruto da produção agropecuária de todo o Brasil. O setor conta com 10,1 milhões de trabalhadores, 46,6% deles no Nordeste. Os demais estão no Sudeste (16,5%), no Sul (16%), no Norte (15,4%) e no Centro-Oeste (5,5%).

Baseado nesses números, o anuário da Contag confirma que a agricultura familiar brasileira é a principal responsável pelo abastecimento do mercado interno, com produtos saudáveis e manejo sustentável dos recursos ambientais, respondendo por 40% da renda da população economicamente ativa de 90% dos municípios com até 20 mil habitantes, que representam 68% do total do país.

"Reunir esses dados em um anuário visa contribuir com o debate sobre o papel da agricultura familiar para o desenvolvimento do país. E a busca por valorização e reconhecimento dos sujeitos que a compõem e suas entidades representativas", defende Aristides Santos, presidente da confederação.

* Por José Mion, com informações da CNN e Agência Brasil. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias