Afroturismo: guia inédito reúne roteiros em Salvador que destacam memória africana na cidade

redacao@aloalobahia.com

Fora dos limites do continente africano, não há lugar onde a negritude é tão visível e inserida no modo de ser, agir e pensar de uma população quanto na capital da Bahia. Diante disso, para fortalecer e valorizar os frutos da fusão de heranças culturais de diversos povos africanos que aqui atracaram, o movimento Salvador Capital Afro lançou um guia de afroturismo. 

O material apresenta roteiros que passam por locais como a Feira de São Joaquim, terreiros de candomblé, Casa do Benin e Terreiro de Jesus. Tudo com indicação de preços e os contatos e orientações para a contratação do passeio. 

São sete opções de roteiros, cada uma com seu propósito. O passeio “Mariscagem em Tubarão”, por exemplo, inclui a experiência de catar o marisco, acompanhar o preparo, degustar o fruto do mar ainda na casca e depois saborear a moqueca com mamão verde no Boteco da Mari, regado a histórias e memórias da comunidade.
 
HNr9irP.md.png
No roteiro “Caminho de Ogum”, a proposta é uma caminhada pelas ruas do Centro Histórico guiada pela história da cidade, sua evolução, seu cotidiano atual e suas festividades. 

O guia tem o objetivo de destacar o movimento de valorização do protagonismo negro na cidade. A curadoria do guia foi realizada de forma colaborativa, com a participação de especialistas locais.

A ação é realizada pelo projeto Salvador Capital Afro, iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura, em collab com o Salvador Shopping.

Clique aqui para fazer o download do guia completo. 

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Salvador | Divulgação/Fábio Marconi.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias