Aeroporto Internacional do Recife passa por reforma com projeto assinado por escritório de arquitetura baiano

redacao@aloalobahia.com

Conteúdo sob medida Alô Alô Bahia.

O viajante que chega ao Aeroporto Internacional de Salvador de imediato é arrebatado por vários elementos da cultura baiana. Quem está de partida, sai levando, até o único minuto em solo baiano, parte dessa cultura. O projeto de arquitetura de interiores é assinado pelo escritório Taís Abreu Arquitetura e Interiores. Embora no mercado há 20 anos, este foi o primeiro trabalho da empresa voltado para aeroporto. "Hoje, somos conhecidos como o escritório que fez o Aeroporto de Salvador", conta Taís.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

O resultado foi tão impactante que os habilitou em uma concorrência, que contou com a participação de outros escritórios, para projetar os interiores de outros seis aeroportos do país: o de Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Juazeiro do Norte (CE) e Aracaju (SE), todos comandados pela Aena Brasil, maior operadora aeroportuária do mundo. A primeira missão delas acaba de ser cumprida, o escritório entregou nesta terça-feira (12), as obras do Aeroporto Internacional do Recife Dessa vez, o escritório, que é comandado por Taís Abreu, ao lado dos arquitetos Alberto Sena e Luiza Oliva Buratto, ficou responsável por dar uma nova identidade a quatro espaços do Aeroporto dos Guararapes: a praça alimentação, o pier, a área do check-in e o auditório da Aena. Além de mergulhar na pesquisa da cultura de Recife, os profissionais fizeram uma imersão na capital pernambucana, em busca dos elementos mais presentes na sua cultura e vendo formas possíveis de representá-los no projeto. "O mais importante foi associar a imagem do aeroporto à questão regional, levar a identidade do lugar para o aeroporto. Para isso, lançamos mão de diversos elementos na arquitetura de interiores para homenagear Pernambuco", conta Taís. 
JuoYbI9.md.jpg
O viajante que circular pela praça de alimentação, por exemplo, vai se deparar com pilares em alusão ao frevo, ritmo musical que teve origem no estado. A ideia é que ao pisar ali, o turista se sinta convidado a sentir a cultura de Pernambuco. Vai ser possível também sentar em bancos no formato do bolo de rolo, uma das marcas da gastronomia pernambucana, ou em forma de quebra mar. A refeição poderá ser saboreada em uma ⁠mesa em formato de sombrinha, outro elemento da cultura do frevo, ou em forma de tapioca. O projeto contempla também ⁠cadeira e banqueta em forma de asa e pisos com desenho de flor de mandacaru. 
Quem passar pelo novo píer que dá acesso aos portões de embarque vai sentir como se estivesse passeando por Olinda. Os arquitetos tiveram o cuidado de reproduzir as casinhas coloridas de Olinda, incluindo um imóvel que é famoso ponto de visitação de turistas, o sobrado azul e branco do cantor Alceu Valença. Nas paredes do aeroporto também será possível se deparar desenhos de xilogravuras dos famosos bonecos de Olinda, além de frases de músicas pernambucanas. Já a área do chek-in, que ganhou uma decoração com guarda sóis com as cores do frevo, promete virar o lugar preferido daqueles que vivem em busca de cantinhos coloridos e instagramáveis. 
JuoaYhX.md.jpg
"Os aeroportos hoje estão muito sem personalidade, estamos buscamos trazer essa regionalidade para que a pessoa sinta esse acolhimento. As experiências em aeroportos, de um modo em geral, são muito impessoais, às vezes até traumáticas. Nosso objetivo com o projeto é melhorar essa experiência de chegada e partida, proporcionando uma experiência agradável e aconchegante", explica Taís. 
Embora a concepção do projeto tenha levado mais tempo, os arquitetos tiveram apenas 20 dias para executá-lo com apoio da Livenge Engenharia. Isso foi possível devido a experiência que já tinham com o trabalho desenvolvido no aeroporto de Salvador, além da sinergia e criatividade da equipe, como atribui Taís. "Foi correndo contra o tempo, quase uma mágica. Não sabendo que era impossível, a gente foi lá e fez", reforça Luiza, ressaltando que os três tem funções bem específicas em cada etapa. Após a conclusão dos trabalhos, eles se preparam agora para o novo desafio: repaginar mais cinco aeroportos ao redor do Brasil. 
Juoak4j.md.jpg
Sobre o Aeroporto Internacional do Recife  • Terminal mais movimentado do Nordeste, com mais de 700 mil passageiros por mês, ganha 40% a mais de área construída, ficando com mais de 70 mil m2 • Melhorias incluem um novo píer internacional, quatro novas pontes de embarque, mais lojas e restaurantes, além de muitos outros itens de conforto  • Ampliação do pátio vai permitir o estacionamento de até cinco aeronaves de grande porte simultaneamente, com a possibilidade de atrair mais operações internacionais para a capital pernambucana • Aeroporto do Recife acumula prêmios internacionais de pontualidade e qualidade, sendo o mais pontual do Brasil e o quarto do mundo por dois anos consecutivos. 

Veja fotos: 
JuocnuS.md.jpg
Juocrlf.md.jpg
Fotos: Divulgação. 

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias