Acre registra maior tremor de terra da história do Brasil; saiba detalhes

redacao@aloalobahia.com

A região norte do país registrou no sábado (20), o mais forte tremor de terra já registrado no Brasil. Com 6,6 graus na escala Richter, o terremoto aconteceu às 18h31 no horário de Brasília (16h31 no horário local).
 
O epicentro foi localizado a 614,5 quilômetros de profundidade e a 124 km do município acreano de Tarauacá.
Antes das ocorrências do sábado, o maior abalo sísmico da história do Brasil tinha sido registrado na região da Serra do Tombador, em Mato Grosso, em 31 de janeiro de 1955, com 6,2 graus na Escala Richter.
 
O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que registrou o sismo, informou que o terremoto aconteceu próximo a Tarauacá, no Acre. Entretanto, coordenadas apontam que o tremor ocorreu em uma área isolada em Ipixuna, no Amazonas.
 
JaWP8H7.md.jpg
 
Até agora, não há registro de danos. O Corpo de Bombeiros da cidade informou que não houve registro de ocorrência por conta do terremoto. Os tremores acontecem por causa da proximidade da região com a Cordilheira dos Andes, uma das zonas com maior atividade sísmica do planeta. 
 
Nos últimos 45 anos, houve cerca de 96 abalos sísmicos em um raio de 250 quilômetros de Tarauacá, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, nenhum com consequências graves.
 
Nem os governos do Acre e do Amazonas, nem as prefeituras de Tarauacá e Ipixuna se manifestaram sobre os ocorridos. 

*Publicado por Antonio Dilson Neto | Fotos: Reprodução/USGS

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias